Depois de ter sido um dos pioneiros na gama elétrica, o novo BMW iX3 tem uma missão clara: combinar materiais reciclados, uma autonomia impressionante e um design inteligente para conquistar a liderança no competitivo mercado dos elétricos.
O que já sabemos sobre esta nova geração é promissor. O novo iX3 promete uma autonomia elétrica de até 650 km, um interior exclusivo com materiais premium e a integração de inteligência artificial para uma experiência de condução mais intuitiva e conectada. Mas o verdadeiro destaque pode estar no seu compromisso com a sustentabilidade. Ao mesmo tempo que formato SUV da moda garante volume. A melhor cartada alemã? Vejamos:
A marca bávara deixou claro que recorre a materiais reciclados sempre que possível. Os forros dos bancos são confecionados com material PET reciclado, e o próprio fio usado na tapeçaria também é proveniente de PET reciclado. A aposta na economia circular estende-se a outros componentes: a tampa do motor e o compartimento sob o capô dianteiro incorporam 30% de plástico marítimo reciclado. Além disso, 80% do alumínio utilizado nos suportes das rodas e nos rolamentos giratórios é reciclado, e 70% das rodas são fabricadas com alumínio reciclado.

O compromisso eco-responsável não para aqui. O sistema de alta tensão do iX3 depende de 50% de cobalto, lítio e níquel secundários (reciclados). Crucialmente, a produção dos materiais do ânodo, do cátodo e das células da bateria recorre a fontes de energia renováveis. Graças a estas medidas, a BMW afirma ter conseguido reduzir as emissões de CO2 na sua cadeia de abastecimento em impressionantes 35% relativamente ao modelo anterior.
Uma aposta clara na liderança (e eficiência)
O iX3 2026 surge com um objetivo ambicioso: desafiar a hegemonia da Tesla no segmento, particularmente o Model Y. Armado com a revolucionária plataforma Neue Klasse – desenvolvida de raiz para os futuros elétricos da marca e base para todos os modelos que se seguirão – o iX3 promete uma eficiência energética recorde. Segundo Oliver Zipse, CEO da BMW, o SUV conseguirá percorrer 6,7 km com cada kWh de energia (equivalente a 15 kWh/100 km no ciclo WLTP), superando ligeiramente o Model Y Long Range (6,5 km/kWh).
Esta eficiência notável é alcançada apesar do peso estimado de 2.285 kg e da presença de dois motores elétricos (tração integral). Representa um salto significativo face à geração anterior, que oferecia 5,3 km/kWh. A autonomia prometida de até 650 km WLTP coloca-o claramente à frente dos 622 km do Model Y equivalente, posicionando-o como um dos SUVs elétricos com maior alcance real do mercado. Este desempenho será suportado por uma bateria de nova geração com mais de 100 kWh de capacidade e capacidade de carregamento ultrarrápido até 400 kW.
A plataforma Neue Klasse é a grande responsável por estes avanços, introduzindo baterias cilíndricas com 20% mais densidade energética e motores Gen6 mais eficientes e duráveis.
Posicionamento premium acima da Tesla
No entanto, esta vanguarda tecnológica e ambiental tem um custo. Espera-se que o novo iX3 tenha um preço significativamente superior ao do Tesla Model Y equivalente, posicionando-se num patamar mais premium. Esta estratégia afasta uma disputa direta por volume, focando-se antes em reforçar a imagem de marca e atrair clientes que valorizam a tecnologia de ponta, a sustentabilidade material e o estatuto associado à BMW.
A produção do novo BMW iX3 está prevista para começar no final deste ano, com as primeiras entregas a seguirem-se pouco depois. A sua chegada marca não só o renascimento de um modelo importante, mas também o arranque de uma nova era para os elétricos da BMW, assente na plataforma inovadora Neue Klasse. A cartada alemã está lançada, e promete redefinir expectativas.