A Audi está a expandir a gama A6 com mais duas opções eficientes e inteligentes. Tanto o sedan quanto a carrinha passam a ser propostos como híbridos plug-in, com motor de quatro cilindros.
Uma grande melhoria em relação à versão PHEV anterior é a bateria, que agora tem uma capacidade líquida de 20,7 kWh, ou cerca de 45% a mais do que antes. Isto traduz-se numa autonomia elétrica sólida, potencialmente suficiente para lidar com a condução diária sem usar o motor de combustão.
Estes PHEVs podem viajar até 106 quilómetros com uma única carga no ciclo combinado antes que o motor de combustão entre em ação. O sedan, ligeiramente mais leve, pode percorrer até 111 quilómetros em ambiente urbano. A forma mais rápida de esgotar a bateria, colocada na parte traseira, é conduzir na Autobahn à velocidade eletronicamente limitada de 140 km/h em modo EV. Com o motor ICE a funcionar, este A6 pode atingir os 250 km/h.
Estão disponíveis duas versões: uma com 295 CV e outra com 362 CV. Se estes números lhe parecem familiares, é porque o novo híbrido plug-in A5 tem potências idênticas. Os dois modelos estão intimamente relacionados, até porque ambos assentam na Premium Platform Combustion. A lógica diz-nos que a PPC também poderá estar na base do próximo sucessor a gasolina do Macan da Porsche, que é esperado ainda nesta década.
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O A6 PHEV básico produz 450 Nm de binário e acelera dos 0 aos 100 km/h em seis segundos. Na versão mais potente o binário sobe para os 500 Nm, e um tempo de aceleração de apenas 5,3 segundos.
A Audi aumentou a capacidade de carregamento CA para 11 kW, permitindo uma carga completa em apenas duas horas e meia. Ambos os PHEV têm direção traseira, transmissão automática de dupla embraiagem e tração integral Quattro. O motor elétrico de 141 CV está integrado na caixa S Tronic de sete velocidades.
O A6 elétrico é significativamente mais silencioso do que o seu antecessor, graças a um aumento de 30% no isolamento acústico. As mesmas melhorias aplicam-se às versões com motor convencional, que agora contam com vidros acústicos nas janelas traseiras e vedação mais hermética das portas e janelas. A redução adicional do ruído vem dos anéis de espuma nos pneus dos carros equipados com rodas de 19 polegadas ou maiores. A Audi também reformulou as buchas de montagem do motor e da transmissão e otimizou o formato dos dentes da engrenagem para reduzir o ruído mecânico.
As encomendas vão arrancar ainda este mês.