Já se passaram pouco mais de quatro anos desde que a Volkswagen anunciou a SSP, a sua plataforma abrangente para veículos elétricos.
A Scalable Systems Platform estava originalmente prevista para estar pronta a esta altura, mas foi adiada para o final da década. Várias reportagens da imprensa alemã atribuíram o atraso à divisão de software da VW, a Cariad. No entanto, o conglomerado automóvel está agora pronto para discutir a SSP, e há uma surpresa.
Embora a SSP seja principalmente uma plataforma elétrica, ela também suportará motores de combustão. O Grupo VW planeia introduzir extensores de autonomia, com motores de combustão interna que funcionam exclusivamente como geradores para carregar a bateria. Tal como o BMW i3, o Mazda MX-30 rotativo, estes motores não terão ligação mecânica às rodas. A tecnologia e-Power da Nissan segue um princípio semelhante: o motor a gasolina alimenta a bateria, não o sistema de transmissão.
A Volkswagen já havia demonstrado interesse em extensores de autonomia. A sua marca Scout, recém-criada, lançará uma pick-up e um SUV equipados com geradores ICE naturalmente aspirados. Na China, o recém-divulgado conceito ID. Era antecipa um SUV de três filas desenvolvido com a SAIC, também com um gerador a gasolina.
A SSP servirá de base para modelos de todas as suas marcas e acabará por substituir todas as plataformas elétricas existentes. Os veículos elétricos de próxima geração baseados na SSP devem começar a ser lançados em 2026. Vão estrear-se na China antes de chegar à Europa um ano depois.
Talvez não vejamos essa tecnologia na Europa, onde o CEO da VW, Thomas Schäfer, acredita que os híbridos plug-in são a opção mais viável. O mesmo disse à Autocar que os extensores de autonomia são caros de fabricar, enquanto os híbridos plug-in atuais já oferecem autonomia elétrica decente e carregamento rápido. Segundo Schäfer, oferecer as duas soluções não seria economicamente viável.
Um dos modelos mais significativos a utilizar a plataforma SSP será a nona geração do Golf, exclusivamente elétrico. Está previsto que chegue no final da década e coexistirá com o Mk8 com motor de combustão durante vários anos. A VW poderá manter o atual Golf à venda até meados da década de 2030. O Golf elétrico será construído em Wolfsburg, enquanto a produção do modelo ICE será transferida para a fábrica de Puebla, no México, em 2027.
Com as principais especificações da SSP agora finalizadas, o CEO do Grupo VW, Oliver Blume, afirmou: “O nosso objetivo é ser o impulsionador global da tecnologia para a indústria automóvel. A SSP terá um papel crucial em tudo isto. Alcançámos um marco importante no desenvolvimento da nossa plataforma elétrica do futuro. Agora é hora de avançar a todo vapor para a implementação.”