Uma das fábrica internacionais mais antigas da Nissan vai fechar as portas. Depois de seis milhões de veículos produzidos, a unidade de Cuernavaca,no México, encerra definitivamente em 2026.
Este encerramento tem a ver com uma estratégia de reestruturação mais ampla, que inclui o fecho de sete unidades da marca a nível global. Esta fábrica, como é a mais antiga do construtor, em funcionamento desde 1966, será logo a primeira.
A unidade fabril de Cuernavaca começou por construir o Datsun Bluebird numa única linha de montagem. Em 1975 foi construída uma segunda linha e começou a produzir pick-up, precisamente o modelo 720.
Em 1978, a unidade voltou a crescer e começou a fabricar motores, começando a ser de extrema importância na América do Norte. Em 1993 iniciou a produção do Nissan Tsubame para o mercado japonês. No ano 2000, a fábrica produziu o veículo 3 milhões e em 2019, alcançou o seis milhões.
Leia também: Nissan melhora sistema híbrido do Qasqhai e-Power
Atualmente, a fábrica produz os modelos Nissan Versa, Frontier e NP300/Navara. A Nissan afirma que irá consolidar a produção na sua fábrica de Aguascalientes ao longo do próximo ano, antes de encerrar as operações na fábrica CIVAC.