A Nissan anunciou o arranque da produção da terceira geração do Nissan LEAF na fábrica de Sunderland, no Reino Unido, à medida que a empresa dá vida ao seu plano EV36Zero, o primeiro do género a nível mundial.
A construção do novo Nissan LEAF no Reino Unido representa um investimento de 450 milhões de libras (cerca de 513 milhões de euros) por parte da Nissan em todas as suas operações e cadeia de fornecimento, e marca o regresso de um modelo pioneiro na produção em massa de veículos elétricos há mais de uma década.

“O LEAF dá vida à nossa visão EV36Zero, que combina a produção de veículos elétricos e de baterias e as energias renováveis.”, disse em comunicado, Massimiliano Messina, presidente da Nissan África, Médio Oriente, Índia, Europa e Oceânia (AMIEO).
A marca japonesa divulgou que para lançar o seu veículo mais avançado até à data, a transformou a fábrica de Sunderland, permitindo pela primeira vez a produção de veículos elétricos na linha de produção dois.
Além disso, a fábrica britânica da Nissan passou a dispor de 137 novas matrizes para a prensa – moldes gigantes usados para prensar os 42 painéis diferentes da carroçaria do LEAF – na oficina de prensagem e plásticos; 78 novos robôs de alta tecnologia na oficina de carroçaria, incluindo uma instalação de soldagem a laser totalmente automatizada, com precisão de 0,3 mm, para fabricar o teto sem costuras do novo Nissan LEAF; Novas paletas de cores na oficina de pintura para dar ao LEAF as suas novas e vibrantes cores Sukumo Blue e Luminous Teal.
Além disso, a unidade de produção de Sunderland, passou a dispor de uma instalação de montagem de baterias de última geração na oficina de acabamentos e chassis. Esta tecnologia totalmente automatizada coloca a bateria no veículo, aplicando 26 parafusos em 56 segundos; bem como 475 novos veículos guiados automatizados para entregar peças diretamente à linha de produção do novo Nissan LEAF.
“A Nissan investiu na nossa fábrica de última geração para produzir os veículos elétricos do futuro, e a nossa equipa está muito orgulhosa e entusiasmada por construir este veículo brilhante em Sunderland. As competências, os conhecimentos especializados e o trabalho em equipa dos nossos colaboradores impulsionaram o sucesso de Sunderland, e a transformação da nossa fábrica para o novo LEAF demonstra a nossa liderança no caminho rumo à eletrificação”, disse Adam Pennick, vice-presidente de produção da fábrica da Nissan em Sunderland.
















