O Outlander PHEV representa o regresso ao mercado europeu de um produto desenvolvido pela própria Mitsubishi. Com muito espaço a bordo e tração integral eletrificada, este SUV de grandes dimensões volta a colocar a marca na ‘primeira liga’ de um segmento importante.

Após a criação de modelos baseados em produtos Renault (Colt e ASX) para se manter em solo europeu, a Mitsubishi retorna agora aos carros de desenvolvimento interno, com o Outlander PHEV a surgir com o objetivo de reforçar o seu posicionamento como uma marca especializada no estilo SUV e nas tecnologias híbridas de ligar à tomada.
Ainda assim, apesar de se tratar de modelo desenvolvido e afinado pela Mitsubishi, o Outlander recorre às bases oferecidas pela aliança em que participa juntamente com a Renault e Nissan, nomeadamente em termos de plataforma (CMF-CD) e de muitos elementos tecnológicos, quer por fora, quer por dentro.

O estilo exterior é claramente nipónico, inspirando-se em ideias já usadas anteriormente, como a grelha dianteira ‘Dynamic Shield’, evoluída face ao passado, enquanto a carroçaria adota linhas mais limpas e robustas, não faltando as jantes de 20” para a pose senhorial típica dos SUV.
Qualidade e espaço
O interior do Outlander procura ser mais distinto sem esquecer o lado prático. Pela positiva, o nível de montagem é irrepreensível, bem como a insonorização face ao ruído exterior e da própria motorização térmica quando entra em funcionamento. Os revestimentos em pele são também em grande número, povoando o tablier, consola central, bancos e painéis das portas, contribuindo para maior elegância e requinte.
Os ecrãs do painel de instrumentos e do infoentretenimento, ambos de 12,3”, dão o necessário toque de modernidade ao habitáculo, mas nem tudo é brilhante: o sistema multimédia tem grafismo pouco apelativo, embora o Android Auto e o Apple CarPlay (sem fios) atenuem essa sensação quando utilizados. A marca disponibiliza, igualmente, aplicação dedicada de conectividade, head-up display e sistema áudio da Yamaha, aqui com 12 altifalantes.
Os bancos são muito confortáveis (nesta versão com ajuste elétrico aquecimento e ventilação nos dianteiros), enquanto os comandos independentes para a climatização foram mantidos, uma decisão que nos parece correta. Além disso, o espaço é uma virtude deste modelo, com três adultos a viajarem comodamente nos bancos traseiros, beneficiando ainda de bolsas de arrumação nas costas dos bancos da frente e de aquecimento. Registo final para os 490 litros de capacidade da bagageira.
PHEV que convence
O sistema híbrido plug-in é da autoria da Mitsubishi, que faz gala da sua competência no desenvolvimento desta tecnologia e na sua associação ao sistema de tração integral Super-AWD, que combina motor a gasolina de 2.4 litros e 136 CV com duas máquinas elétricas de 116 (à frente) e 136 CV (atrás). Em conjunto, a potência máxima é de 306 CV, proporcionando prestações muito boas, mas pautadas sobretudo pela progressividade na subida de ritmo, com exceção do modo “Power”, no qual a entrega da energia é feita com maior agressividade, simulando registos desportivos.

Porém, o Outlander PHEV não procura tal postura, funcionando sempre com muita suavidade, até porque a bateria de 22,7 kWh autoriza até 84 km de autonomia combinada, ainda que seja mais realista apontar a valores em redor dos 75 km sem emissões. Cinco modos de regeneração, opção de ‘pedal único’ para recuperação de energia mais forte, retenção da carga existente na bateria para uso posterior ou a utilização do motor a gasolina como gerador são outros “dispositivos” em prol fo utilizador e da eficiência. E o Outlander sai-se muito bem neste capítulo, obtendo valor em torno de 2,0 l/100 km quando usada toda a carga da bateria num trajeto de 100 km. Já em modo híbrido, é expectável obter-se um consumo de combustível entre 5 e 6 l/100 km, dependendo da condução e tipo de estrada.
À suavidade de funcionamento do sistema híbrido associa-se a comodidade da suspensão, com absorção muito eficaz do mau piso, sendo de realçar a capacidade em delinear trajetórias seguras e precisas, algo a que não é alheio o sistema de tração integral. O modelo oferece vários modos de funcionamento dos eixos motrizes, entre o já citado ‘Power’ e os mais aventureiros ‘Gravel’, ‘Mud’ e ‘Snow’, alterando-se a gestão da entrega da potência e da direção, com vista à obtenção de maior motricidade.

Quanto ao carregamento, é possível fazê-lo em postos CA e CC, o primeiro até ao máximo de 3,6 kW e o segundo a 50 kW em tomadas CHAdeMO, menos usuais do que as CCS. A versão Instyle tem um custo de 59.040 €, justificado pela lista extensa de equipamento.
Texto Miguel Silva Fotos Paulo Calisto
Conclusão
O Outlander anterior foi um modelo de grande sucesso e a nova geração reúne argumentos que justificam o otimismo da marca, apostando em robustez geral, eficiência do sistema PHEV e competência de condução, sempre cómoda e despachada. O infoentretenimento pode melhorar, mas a Mitsubishi ‘volta ao jogo’ com um SUV bem concebido, a ‘piscar o olho’, sobretudo, aos clientes profissionais.

FICHA TÉCNICA
MITSUBISHI OUTLANDER PHEV S-AWD INSTYLE
TIPO DE MOTOR Gasolina, 4 cilindros em linha, atmosférico
CILINDRADA 2.360 cm3
POTÊNCIA 136 CV às 5.000 rpm
BINÁRIO MÁXIMO 203 Nm às 4.000 rpm
TRANSMISSÃO Integral, caixa de relação única
SISTEMA ELÉTRICO
TIPO DE MOTOR Dois, síncronos, dianteiro e traseiro
POTÊNCIA 116 CV/136 CV
BINÁRIO MÁXIMO 255/ 195 Nm
BATERIA Iões de lítio, 22,7 kWh
AUTONOMIA (WLTP) 84 km
SISTEMA HÍBRIDO
TIPO DE MOTOR Elétrico-gasolina, PHEV
POTÊNCIA (TOTAL) 306 CV (225 kW)
BINÁRIO (TOTAL) 450 Nm
VELOCIDADE MÁXIMA 170 km/h
ACELERAÇÃO 7,9 s (0 a 100 km/h)
CONSUMO (WLTP) 0,8 l/100 km (misto)
EMISSÕES CO2 (WLTP) 19 g/km (misto)
DIMENSÕES (C/L/A) 4.719 / 1.862 / 1.746 mm
PNEUS 255/45 R20
PESO 2.195 kg
BAGAGEIRA 490-1.422 l
PREÇO 59.040 €
GAMA DESDE 54.120 €
I. CIRCULAÇÃO (IUC) 221,37 €
LANÇAMENTO Abril de 2025





















