O último da geração de Bugatti W16, o Mistral, equipado com motor de 8 litros com quatro turbocompressores e limitado a 99 unidades, tem uma curiosidade pronta a ser revelada.
Como se sabe, todas as unidades foram vendidas assim que foi lançado, mas as entregas só começaram em fevereiro deste ano. Contudo, cada Mistral é submetido, antes da entrega ao cliente, a um teste rigoroso de, pelo menos, 400 km de forma a garantir que está tudo em conformidade.
Caso seja detetada alguma anomalia, o carro regressa à oficina para resolver o “problema”, por mais pequeno que seja. Neste caso, regressa à estrada para mais 50 km. Mas há mais. Nestes testes, a Bugatti acelera cada unidade até aos 300 km/h. Este procedimento é efetuado para verificar os sistemas ESP e ABS no decorrer de uma travagem de emergência. A marca utiliza para tal uma secção de um aeródromo do aeroporto de Colmar.
O teste de condução da Bugatti envolve muito mais do que acelerar e travar bruscamente. Desde a transmissão automática de sete velocidades com dupla embraiagem até ao mecanismo do teto removível, tudo é avaliado minuciosamente. Só existem três pessoas qualificadas para testar o Mistral antes de ele ser entregue ao seu proprietário.