Milhões de automóveis em circulação na Europa verão o seu sistema de chamada de emergência eCall tornar-se inútil devido a uma transição tecnológica decidida pela União Europeia, que começa a ser implementada a partir de 2026. A ironia reside no facto de ser a própria UE que, em 2018, tornou obrigatória a tecnologia que agora ficará obsoleta.
O ponto central da mudança prende-se com a chegada do sistema eCall de nova geração (NG eCall). Este “upgrade” tecnológico significa que os veículos equipados com o sistema original, que depende das redes móveis 2G e 3G, ficarão incapazes de estabelecer a ligação de emergência automática.
Tecnologia imposta pela UE nos carros vai para o lixo
A partir de 1 de janeiro de 2026, todos os novos modelos terão de sair de fábrica com o novo sistema NG eCall, que funciona através das redes 4G e 5G, para poderem ser homologados na UE.
Um problema para a frota automóvel já circulante. Os proprietários de milhões de carros matriculados desde março de 2018 ficarão potencialmente desprotegidos, uma vez que os fabricantes não têm obrigação de atualizar os sistemas existentes. A funcionalidade será comprometida à medida que as operadoras de telecomunicações desativarem as redes 2G e 3G.
Na Alemanha, por exemplo, está previsto que a rede 2G cesse funções em 2028, antevendo-se o fim definitivo destas tecnologias em toda a Europa por volta de 2030.
Esta transição, embora vise modernizar e garantir a fiabilidade a longo prazo do sistema de emergência, deixa assim uma questão pendente sobre o que acontecerá aos condutores de veículos equipados com uma tecnologia que a Europa impôs e que agora será abandonada.