A Mercedes-Benz reviu a sua estratégia para o segmento de entrada de gama e confirmou o desenvolvimento de um novo SUV compacto, que ficará abaixo do CLA e substituirá o Classe A quando esta deixar de ser produzida em 2028.
Inicialmente, a marca planeava reduzir a oferta de modelos pequenos, posicionando o CLA como porta de entrada. No entanto, a forte procura pelo Classe A e a queda recente das margens de lucro levaram a Mercedes a apostar novamente em veículos mais acessíveis, procurando aumentar volumes de produção.
Ainda sem nome ou formato definidos, o novo modelo deverá assentar na plataforma MMA, a mesma do CLA, e poderá ser uma versão revista de um SUV já existente, como o GLA, ou até um crossover mais pequeno. O objetivo será oferecer um preço competitivo, abaixo dos 34 mil euros do atual Classe A e distante dos mais de 53 mil euros pedidos pelo novo CLA elétrico.
Enquanto isso, a Classe B prepara-se para sair de cena em 2026, após 22 anos e três gerações, num momento em que a Mercedes anuncia mais de 40 novos modelos até 2027, incluindo SUVs e elétricos como o GLC EV, rival direto do BMW iX3 Neue Klasse.
Leia também.