Mazda dá a conhecer 60 anos de influência italiana no seu design - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Mazda dá a conhecer 60 anos de influência italiana no seu design

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
27/04/2021
in Atualidade, Destaques
A A
Mazda dá a conhecer 60 anos de influência italiana no seu design

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

Um novo documentário da Mazda, sob o título de “The Shape of Time”, está agora disponível para visualização na plataforma europeia do YouTube. Comissionado pela Mazda Itália e produzido pela Lungta Film, o vídeo de 13 minutos conta a história do futurista MX-81, o primeiro concept-car da Mazda, 40 anos após a sua estreia no Salão Automóvel de Tóquio, de 1981.

Pequeno coupé em forma de cunha desenhado por Marc Dechamps para o carroçador turinense Bertone, o MX-81 foi o primeiro Mazda a ostentar o badge “MX” – referência a “Mazda eXperimental” – um acrónimo destinado aos seus veículos mais desafiantes, criadores de novos valores, sem vínculos a convenções, qualquer que fosse o tipo de veículo.

A maioria dos protótipos usados em acções de promoção são destruídos uma vez terminados os eventos onde são exibidos mas, em 2019, Nobuhiro Yamamoto, responsável pelo motor rotativo e Gestor do Programa MX-5 ao longo de mais de 40 anos, descobriu o MX-81 guardado num armazém, na sede da Mazda, em Hiroshima.

O concept-car foi, então, enviado para a Mazda Itália, para uma acção de restauração, processo que foi entregue à SuperStile, em Turim, sob a coordenação de Flávio Gallizio. A sua conclusão foi celebrada com uma reconstituição da famosa sessão fotográfica desse mesmo MX-81, frente à Catedral de Milão, tal como há cerca de 40 anos.

Related Post

Novo Audi A6 Avant não encobre sucesso da antiga RS6

Novo Audi A6 Avant não encobre sucesso da antiga RS6

11/08/2025
Esta é a melhor fusão entre um Corolla e um Yaris. Chama-se Yarolla

Esta é a melhor fusão entre um Corolla e um Yaris. Chama-se Yarolla

11/08/2025
Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV

Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV

11/08/2025
911 modificado pela Rezvani podia ser restyling do modelo da Porsche

911 modificado pela Rezvani podia ser restyling do modelo da Porsche

11/08/2025

A restauração viu-se acompanhada pelo desenvolvimento de um novo documentário, que examina tudo o que está por detrás do MX-81 e o papel que desempenhou na crescente relação entre o talento do design italiano e a engenharia artesanal japonesa, colaboração que se iniciou, quase por um acaso, cerca de 20 anos antes do nascimento desse primeiro concept da Mazda!

O design italiano ao encontro da tecnologia japonesa
Em 1960, Hideyuki Miyakawa, então um jovem escritor do mundo automóvel, viajou para Itália e ali conheceu Giorgetto Giugiaro, à altura já Responsável de Design na Bertone, por ocasião do Salão Automóvel de Turim. Conheceria, também nessa mesma altura, Marisa Bassano, uma intérprete de japonês/italiano que nutria uma paixão pelos automóveis, com quem viria a casar-se. Em 1961, por ocasião de uma viagem de formação a Hiroshima, Hideyuki conheceria Tsuneji Matsuda, então Presidente da Mazda, tendo os dois discutido a importância do design na indústria automóvel japonesa.

Uma vez de regresso a Turim, Hideyuki e Marisa começaram a trabalhar como intermediários entre os lendários estúdios de design italianos Bertone, Ghia e Pinifarina e os fabricantes japoneses de automóveis. A colaboração entre a Mazda e a Bertone levou ao surgimento do Mazda Familia e do Mazda Luce, ambos desenhados por Giugiaro na década de 1960, tendo depois continuado mesmo após o designer italiano ter-se transferido para a Ghia, levando à criação do concept MX-81, em 1981.

O badge “MX”: a juventude dos 40
A combinação de letras “MX” já foi usada mais de uma dezena de vezes, vendo-se aplicada numa grande variedade de automóveis Mazda, de produção a concept-cars e até mesmo carros de competição. Quando, em 2010, Ikuo Maeda, Responsável de Design da Mazda – e também filho do designer Matasaburo Maeda, que havia trabalhado com os italianos na era do modelo Luce – assumiu o comando do projecto, para repensar e redefinir o design da Mazda, as colaborações anteriores com Giugiaro e Bertone mantinham-se bem vivas da sua mente.

Assim, é hoje mais do que justo que o MX-30, aquele que é o primeiro modelo 100% elétrico produzido em massa pela Mazda, reconheça a força dos laços de seis décadas estabelecidos entre a Mazda e o design italiano, usando, também ele, o icónico acrónimo “MX”.

Tags: 60 anosInfluência italianaMazda
Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Related Posts

Novo Audi A6 Avant não encobre sucesso da antiga RS6
Atualidade

Novo Audi A6 Avant não encobre sucesso da antiga RS6

by Ricardo Carvalho
11/08/2025
Esta é a melhor fusão entre um Corolla e um Yaris. Chama-se Yarolla
Atualidade

Esta é a melhor fusão entre um Corolla e um Yaris. Chama-se Yarolla

by Ricardo Carvalho
11/08/2025
Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV
Atualidade

Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV

by Ricardo Carvalho
11/08/2025
Next Post
Hyundai mostra imagens oficiais do novo Kauai N

Hyundai mostra imagens oficiais do novo Kauai N

Chama-se Emira e é o último Lotus com motor de combustão

Chama-se Emira e é o último Lotus com motor de combustão

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Novo Audi A6 Avant não encobre sucesso da antiga RS6

Novo Audi A6 Avant não encobre sucesso da antiga RS6

11/08/2025
Esta é a melhor fusão entre um Corolla e um Yaris. Chama-se Yarolla

Esta é a melhor fusão entre um Corolla e um Yaris. Chama-se Yarolla

11/08/2025
Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV

Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV

11/08/2025
911 modificado pela Rezvani podia ser restyling do modelo da Porsche

911 modificado pela Rezvani podia ser restyling do modelo da Porsche

11/08/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Baterias Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Portugal Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version