A União Europeia está a impor tarifas sobre os carros elétricos chineses e Marrocos viu uma oportunidade de negócio que pode mudar completamente a sua economia.
O país tem um custo de mão de obra semelhante ou até mais baixo do que o da China, uma localização imbatível e acordos especiais com a UE.
O exemplo desse crescimento é um longo comboio que atravessa uma zona rural do norte de Marrocos até ao Mediterrâneo. O comboio não transporta passageiros, mas sim carros empilhados recém-saídos de uma fábrica da Renault nos arredores de Tânger. Os veículos acabam nos concessionários europeus.
A indústria automóvel marroquina não parou de crescer na última década e o país está a atrair investimentos europeus e chineses. Os especialistas apontam que Marrocos poderá duplicar a sua produção de carros nos próximos anos, impulsionando assim o crescimento do PIB.
Até a Espanha poderia beneficiar do crescimento económico do Marrocos. Se os marroquinos tiverem maior poder aquisitivo, a procura por bens e serviços espanhóis poderá aumentar. A economia do país também terá um pequeno impulso.
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Esta situação também pode ser um problema para a Europa: Marrocos pode tornar-se um polo de atração para a indústria automóvel elétrica. A sua localização geográfica é semelhante à de Espanha, tem saída para o Mediterrâneo e o salário médio é pouco superior a 300 euros por mês, pelo que o país pode atrair investidores que, de outra forma, acabariam por se instalar em Espanha.
A produção total de automóveis do país africano aumentou 15% em 2023, com mais de 500 000 unidades. Marrocos produz mais veículos do que países europeus como a Hungria e a Roménia, e aproxima-se perigosamente da Polónia, de acordo com El Economista.
As exportações da indústria automóvel de Marrocos totalizaram 141,7 mil milhões de dirhams em 2023, cerca de 13 mil milhões de euros à taxa de câmbio atual. A evolução é positiva em comparação com os 111,2 mil milhões de dirhams (10,3 mil milhões de euros) de 2022, o que representa um aumento de 27%.
A capacidade produtiva de Marrocos também está a aumentar, segundo Ryad Mezzour, ministro da Indústria. O país poderá produzir um milhão de unidades no final de 2025 e 1,4 milhões em 2028. Os números atuais são de cerca de 700 000 veículos por ano. Marrocos ultrapassaria países como a Itália e ficaria ao mesmo nível da França se as previsões para 2028 se concretizassem.