Este é o Fiat 500 Z-ECO, uma transformação feita pela Zagato a partir de um Fiat Cinquecento, modelo comercializado entre os anos de 1991 e 1998 (altura em foi substituído pelo Seicento) e do qual foram vendidos mais de 1,1 milhões de unidades.
Tratava-se de um utilitário a gasolina com 3,23 m de comprimento e potências de 28 a 54 CV. Provavelmente também não sabia que existiu uma versão elétrica do modelo que recebeu a designação Elettra, vendidas apenas em alguns países como Itália, Suíça ou França.
Datado de 1992, este concept cortava quase metade do habitáculo numa linha longitudinal para que pudesse ser instalado um suporte de bicicletas. Funcionaria como uma suposta solução de mobilidade urbana daquela época.
Tinha apenas dois lugares, um à frente e outro atrás, mas nunca poderia ser produzido porque, pelas fotos, algumas soluções não aparentam ser as melhores, como a fixação da bicicleta, a distribuição de pesos não aparentava ser a melhor…
Era apelativo, um estudo de design para dar origem a uma ideia que poderia tornar as cidades mais fluídas num futuro que nunca existiu. Conhecia este concept? Nós também não!