A Lada mostrou uma versão ultra radical do Niva que recebe a designação Sport turbo e ganha motor com 280 CV.
Esta verdadeira besta do todo-o-terreno foi desenvolvida tendo em conta o conceito “Raid Sport”, muito mais radical que o anterior regulamento T2, por isso foi possível mexer em tudo e mais alguma coisa.
O chassis foi reforçado e a suspensão é independente em ambos os eixos, com amortecedor duplo por roda, regulável e adaptável a qualquer tipo de superfície.
A distância entre eixos aumentou para 2.550 mm e a altura livre ao solo chega aos 350 mm. Estes números permitem manter a velocidade mesmo nos trajetos mais acidentados. Além disso, monta discos de travão ventilados de 302 mm, pinças de quatro pistões e componentes como suportes de alumínio forjado para reduzir o peso sem perder resistência.
Leia também: Lada Azimut: Do Google russo aos motores do tempo da guerra
Debaixo do capô, o motor é um 1,6 litros turbo que é originário do Lada Vesta Super Production que debita 280 CV e disponibiliza 340 Nm de binário. A caixa que lhe está acoplada é seqüencial de seis relações e o sistema de tração integral conta com diferencial central bloqueável.
A estética exterior é imponente com a ajuda de jantes todo-o-terreno com pneus Yokohama Geolandar, duas rodas suplentes na porta traseira e decoração a preto e laranja. Lá dentro, encontramos bacquets com cintos de seis pontos, cage de segurança da FIA, sistema de navegação profissional, painel digital para informações e muito mais.