A Hyundai e a Boston Dynamics apresentaram esta terça-feira publicamente o seu robô humanoide Atlas, intensificando desta forma a competição com a Tesla e outras rivais para construir autómatos que realizem tarefas semelhantes às humanas.
Apresentado no Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas, nos EUA, o Atlas mostrou as suas capacidades ao caminhar com fluidez pelo palco durante vários minutos, acenando para o público e rodando a cabeça, segundo a “Reuters”.

No final da demonstração do Atlas, o protótipo humanoide fez um gesto com as mãos para apresentar um modelo estático da nova versão comercial do autómato, que apresentava algumas diferenças.
“O robô foi pilotado remotamente para a demonstração por um engenheiro a partir de um local próximo, embora, na vida real, o Atlas se mova sozinho”, disse Zack Jackowski, diretor-geral de robôs humanoides da Boston Dynamics.
A empresa afirmou que já está em produção uma versão comercial do robô, que irá auxiliar na montagem de automóveis e será implementada até 2028 na fábrica de veículos elétricos da Hyundai, na Geórgia, nos EUA, marcando um passo em direção à automação de tarefas de produção repetitivas e de alto risco.

Além disso, a Hyundai acrescentou que pretende construir uma fábrica capaz de produzir 30.000 unidades de robôs anualmente até 2028. A empresa não divulgou o custo dos robôs, mas afirmou em comunicado que pretende implementá-los em todas as suas unidades fabris como parte de uma iniciativa em direção à “IA física”.
Segundo a Hyundai, o Atlas possui mãos em escala humana com sensores táteis e capacidade para levantar até 50 kg. O robô pode operar de forma autônoma e foi projetado para funcionar em ambientes industriais com temperaturas que variam de -20 graus Celsius a 40 graus Celsius.

















