O grupo sul-coreano Hyundai Motor anunciou nesta sexta-feira que planeia nomear Milan Kovac, ex-presidente da Tesla para o programa de robôs humanoides, como consultor, e diretor externo da subsidiária americana, Boston Dynamics.
O anúncio da Hyundai surge numa altura em que a marca sul-coreana reforçar a sua competitividade em robótica e inteligência artificial.
Kovac, que anunciou a saída da Tesla em junho de 2025, tornou-se o líder do programa de robôs humanoides Optimus da Tesla em 2022, quando foi nomeado diretor de engenharia do Optimus e do Autopilot.
“O Hyundai Motor Group está a reforçar a sua liderança tecnológica e impulsionar uma mudança de paradigma no setor ao nomear um especialista global como consultor, aproveitando a convergência de IA e robótica”, afirmou a Hyundai em comunicado.
A marca sul-coreana acrescentou que Kovac contribuirá para as discussões sobre a estratégia de médio a longo prazo e a comercialização em todo o portfólio de plataformas robóticas da empresa, incluindo Spot, Stretch, Orbit e Atlas.
Recorde-se que na semana passada a Hyundai e a Boston Dynamics apresentaram no Consumer Electronics Show (CES), em Las Vegas, nos EUA, o Atlas, o robô humanoide robô, que irá auxiliar na montagem de automóveis e será implementada até 2028 na fábrica de veículos elétricos da Hyundai, na Geórgia, nos EUA, marcando um passo em direção à automação de tarefas de produção repetitivas e de alto risco.
















