Há mercados e países onde a Tesla ainda não marca presença, mas fá-lo-á muito em breve.
A marca americana abriu o primeiro concessionário na Índia, em Mumbai, e pretende “tomar conta” de um dos mercados mais dinâmicos do mundo. Para a India os Tesla são provenientes da Gigafactory de Xangai.
A partir daí a distribuição será direta, mas a fiscalidade local é tão elevada que o preço de um Tesla neste país será muito elevado, seja que modelo for.
A Índia aplica até 70% de direitos aduaneiros sobre veículos novos, por isso um Model Y de tração traseira que em Portugal custa qualquer coisa como 45 mil euros, na Índia o valor sobe para os 66 mil euros, enquanto um Long Range, que em Portugal se fica pelos 49 990 euros, na Índia sobe aos 75 mil euros, diferenças abismais.
Contudo a marca americana acredita que será possível ter sucesso, até porque o parque automóvel naquele país está em constante expansão e com 1,4 mil milhões de habitantes, à dinheiro para tudo. A ajudar estão as ambições governamentais em matéria de descarbonização e incentivos à mobilidade.