A FUCHS Portugal, filial do grupo alemão, que se apresenta como a maior fabricante independente de lubrificantes do mundo, iniciou o ano de 2026 com um enorme espírito de equipa de gestão, objetivos ambiciosos e, graças ao novo sistema fotovoltaico, que contribui para tornar a empresa ainda mais sustentável.
Desta forma, a FUCHS Portugal cobriu grande parte do telhado das suas instalações com mais de 10 mil metros quadrados na zona industrial da Maia, no Porto, com 324 painéis fotovoltaicos. A capacidade instalada de 190 kW consegue produzir 255 MWh de energia 100 % verde por ano, o suficiente para alimentar cerca de 70 casas por ano.
A central fotovoltaica permite à FUCHS cobrir 50 % das suas necessidades de energia. O excedente produzido é fornecido a uma comunidade energética.

“É um projeto especial e um exemplo a seguir, pois o que fizemos foi uma parceria de cedência de espaço com uma entidade externa, especialista em comunidades energéticas. Trata-se de uma parceria sustentável win-win”, disse André Castro Pinheiro, CEO da FUCHS Portugal.
A empresa anunciou ainda que em 2025 aumentou o volume de negócios em 10,6 % para mais de 17 milhões de euros. De realçar que as vendas subiram nas 3 divisões de negócio – automotive, indústria e especialidades – apesar de ambientes económicos exigentes.
“O excelente resultado num ano com muitas alterações e alguns desafios reforça a minha confiança nas mudanças que ainda estamos a implementar, bem executadas e lideradas pelos Business Development Managers de cada uma das três divisões. Temos uma estratégia sustentada para chegar a um volume de negócios de 20 mil milhões de euros em 2027 e, para isso, temos de voltar a crescer este ano”, concluiu André Castro Pinheiro.


















