A Ford anunciou esta quinta-feira a expansão da disponibilidade do sistema BlueCruise, proporcionando a mais milhares de condutores o acesso à condução em autoestrada sem as mãos no volante, mas com os olhos na estrada.
Após ter lançado o sistema no Mustang Mach-E na Europa, a tecnologia avançada de assistência ao condutor será agora introduzido em mais quatro modelos: Puma, Puma Gen-E, Kuga e Ranger PHEV a partir da primavera de 2026. Globalmente, os proprietários de veículos Ford e Lincoln já percorreram mais de 888 milhões de quilómetros em autoestradas, utilizando esta tecnologia.

Recorde-se que o BlueCruise foi o primeiro sistema de Nível 2 de condução autónoma a receber aprovação regulamentar na Europa em 2023, com o lançamento na Grã-Bretanha. Desde então, o BlueCruise foi aprovado para utilização em 16 mercados europeus: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, França, Grã-Bretanha (não disponível na Irlanda do Norte), Grécia, Hungria, Itália, Noruega, Países Baixos, Polónia, Portugal, República Checa e Suécia, tornando-se o sistema do seu género mais amplamente disponível na Europa. Isto permite o acesso a mais de 135.000 quilómetros de autoestradas, designadas Blue Zones, permitindo aos clientes empreender uma road trip ao longo de diversos países.
“Estamos empenhados em colocar tecnologia de ponta nas mãos de mais condutores. Com o BlueCruise agora disponível em cinco linhas de veículos na Europa, estamos a ajudar a tornar a condução sem mãos em autoestradas, acessível a um leque mais amplo de clientes”, disse em comunicado, Torsten Wey, diretor de Funcionalidades e Software ADAS da Ford na Europa.

















