Foco no elétrico abre ainda mais mercado à China, diz Carlos Tavares - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Foco no elétrico abre ainda mais mercado à China, diz Carlos Tavares

Vitor Mendes by Vitor Mendes
04/12/2025
in Atualidade, Destaques
A A
foco no elétrico

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

Foco no elétrico: Carlos Tavares, ex-CEO da Stellantis, critica a regulação verde da UE. Diz que o “erro gravíssimo” de impor tecnologia, e não objetivos, abre as portas aos fabricantes chineses. Saiba porquê.

Num discurso contundente, Carlos Tavares, ex-CEO do gigante automóvel Stellantis, apontou um “erro gravíssimo” da União Europeia como o principal catalisador para a rápida expansão dos construtores chineses no mercado europeu. A crítica centra-se na estratégia de descarbonização do bloco, que, ao impor uma tecnologia específica, terá criado uma brecha competitiva explorada pela indústria chinesa.

A janela de oportunidade chinesa

Related Post

Atlante

Atlante com preço único e fixo para toda a rede de carregamento elétrico

03/12/2025
Mazda CX-80

Mazda CX-60 e CX-80 ganham novos recursos e mais estilo

03/12/2025
Voyah Courage

Voyah convida a testar elétrico Courage

03/12/2025
Elétricos

Vendas de veículos eletrificados crescem 32,1% até novembro

03/12/2025

Durante a conferência Millennium Portugal Exportador, transmitida pelo Jornal de Negócios, Tavares não poupou palavras. Acusou Bruxelas de “arrogância intelectual” e “dogmatismo” ao regulamentar veículos elétricos em vez de focar num objetivo neutro: a redução de emissões. “A intenção era nobre […]. Mas não se deve impor a tecnologia”, afirmou, defendendo uma abordagem tecnologicamente neutra que permitisse à engenharia europeia inovar livremente.

10% do mercado europeu para a China em 5 Anos

O gestor traçou um cenário concreto e preocupante. Previu que os construtores chineses alcançarão uma quota de 10% do mercado europeu nos próximos cinco anos. Num mercado de 15 milhões de veículos anuais, isso representa 1,5 milhões de carros – volume equivalente à produção de “dez fábricas”. “Portanto, há dez fábricas […] que vão perder a sua atividade”, alertou, antevendo o encerramento de unidades produtivas ocidentais.

Tavares foi mais longe ao descrever um processo de aquisição forçada. Com fábricas a fechar, os governos nacionais estariam sob pressão social. A entrada de um investidor chinês, oferecendo “um euro simbólico” para salvar empregos, seria recebida com “aplausos”. “É o que vai acontecer […] vão dar a indústria automóvel europeia aos chineses com os aplausos dos governos locais”, criticou, atribuindo a responsabilidade final às instituições europeias.

Um desafio existencial

Este alerta surge no momento em que marcas como a BYD, Nio ou SAIC (MG) aceleram a sua implantação na Europa, com veículos elétricos competitivos em preço e tecnologia. A UE debate agora medidas para enfrentar esta concorrência, incluindo possíveis direitos aduaneiros, enquanto tenta salvaguardar a sua própria transição ecológica e industrial.

Tags: Carlos TavaresChinaElétricoseletrificaçãoIndústria automóvelMarcasMercado
Vitor Mendes

Vitor Mendes

Related Posts

Atlante
Atualidade

Atlante com preço único e fixo para toda a rede de carregamento elétrico

by Virgilio Machado
03/12/2025
Mazda CX-80
Atualidade

Mazda CX-60 e CX-80 ganham novos recursos e mais estilo

by Virgilio Machado
03/12/2025
Voyah Courage
Atualidade

Voyah convida a testar elétrico Courage

by Virgilio Machado
03/12/2025
  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
foco no elétrico

Foco no elétrico abre ainda mais mercado à China, diz Carlos Tavares

04/12/2025
Atlante

Atlante com preço único e fixo para toda a rede de carregamento elétrico

03/12/2025
Mazda CX-80

Mazda CX-60 e CX-80 ganham novos recursos e mais estilo

03/12/2025
Voyah Courage

Voyah convida a testar elétrico Courage

03/12/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Baterias BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA Elon Musk Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hyundai KIA Lexus Marcas Mazda Mercado Mercedes Mercedes-Benz Mobilidade elétrica Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version