Fiat Tipo SW 1.3 MultiJet Mirror: mais por menos - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Fiat Tipo SW 1.3 MultiJet Mirror: mais por menos

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
20/02/2020
in Destaques, Ensaios
A A
Fiat Tipo SW 1.3 MultiJet Mirror: mais por menos

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

Fomos tentar perceber o que faz do Fiat Tipo um carro de sucesso. Para isso “agarrámos” na carrinha com motor 1.3 Mjet de 95 CV, nível de equipamento Mirror e juntamos-lhe alguns extras. Contabilizamos a garantia de 5 anos ou 75 mil km com manutenção incluída e o resultado é…

A Fiat não imaginava o sucesso do Tipo, pelo menos em Portugal. Competitivo na relação preço/equipamento “entra” facilmente nos plafonds das frotas das empresas, nos rent-a-car e no coração dos particulares. O segredo é simples: oferecer muito por pouco dinheiro. Mas, o que é o muito? É a estética, por exemplo. O Tipo SW é elegante e não nega alguma inspiração no Stilo Multiwagon, produzido entre 1999 e 2005. Ou o equipamento de série que, nesta versão Mirror, inclui dispositivos como o ar condicionado, o cruise control, as jantes em liga leve de 16” ou a bagageira multifuncional. Tudo acompanhado pelo veterano motor 1.3 Mjet de 95 CV e, sobretudo, um preço de 22.150 euros.

Interior

Espaçosa por dentro, com uma altura nos bancos traseiros generosa e uma bagageira com 550 litros, denota um interior cuja qualidade acaba por ser mediana. Basta abrir as portas e passar a mão pelos materiais do tablier para perceber que foram feitas algumas poupanças, principalmente ao nível da qualidade dos plásticos e da própria montagem. Porém, também existe o outro lado. Detalhes como os leds diurnos ou, no interior, o sistema U Connect HD Live com ecrã tátil de sete polegadas dão o toque necessário de refinamento. Em relação a este último, muito bem integrado no tablier, diga-se, destaque para o funcionamento muito intuitivo e para panóplia de funcionalidades que vão desde o streaming ao Apple Car Play, passando pelo Android Auto. Resta-nos sentar ao volante e seguir viagem. Os bancos são confortáveis, o ar condicionado manual faz o frio suficiente e, felizmente, os espaços de arrumação abundam. Para rematar, ligações USB e tomada de 12 volts.

Related Post

Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV

Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV

11/08/2025
911 modificado pela Rezvani podia ser restyling do modelo da Porsche

911 modificado pela Rezvani podia ser restyling do modelo da Porsche

11/08/2025
Este é o primeiro Batur cabrio desenvolvido pela Mulliner

Este é o primeiro Batur cabrio desenvolvido pela Mulliner

10/08/2025
Honda

Carros elétricos? Honda explica por que os evitou até hoje

09/08/2025

Um motor simpático

Ao arrancar, percebemos que o Tipo é sólido em bom piso. O motor 1.3 surge acoplado a uma caixa de cinco velocidades direta (poderia ser mais precisa) que permite enorme desenvoltura em ambiente de cidade. Nos primeiros metros sente-se que a suspensão tem um pisar decidido, não sendo muito confortável nos maus pisos, mas também não demasiado dura. Os movimentos da carroçaria são perfeitamente controlados, enquanto os comandos são suaves e relativamente diretos. Pena que a direção revele excesso de assistência a velocidades médias. Em compensação, o modo “City” assume-se como uma preciosa ajuda nas manobras da cidade.
O 1.3 Mjet de 95 CV é “multifacetado”. A baixos regimes denota um inevitável fosso pré-turbo que a caixa de velocidades, com cinco relações bem escolhidas, acaba por disfarçar. Nem sequer é preciso demasiada atenção do condutor para evitar os regimes de que o motor não gosta. Aliás, na prática, o maior problema deste bloco acaba por residir nas viagens mais longas, onde, em determinadas situações, os 1.470 kg de peso nos fazem desejar um pouco mais de potência. Difícil é evitar o seu elevado ruído de funcionamento, seja em cidade ou em estrada. 
 Em suma, a carrinha Tipo 1.3 Mjet é um automóvel honesto e equilibrado que não oferece mais do aquilo que se vê e sente, com o espaço e o preço como grandes argumentos da marca.

Texto Ricardo Carvalho / Fotos Paulo Calisto

Fiat Tipo SW 1.3 MultiJet Mirror

FICHA TÉCNICA

TIPO DE MOTORDiesel, 4 cilindros em linha, turbo
CILINDRADA1.248 cm3
POTÊNCIA95 CV às 3.750 rpm
BINÁRIO MÁXIMO200 Nm às 1.500 rpm
V. MÁXIMA180 km/h
ACELERAÇÃO12,9 s (0 a 100 km/h)
CONSUMO (WLTP)4,7 l/100 km (misto)
EMISSÕES CO2 (WLTP)122 g/km
DIMENSÕES (C/L/A)4.571 / 1.792 / 1.514 mm
PNEUS205/55 R16
PESO1.470 kg
BAGAGEIRA550 l
PREÇO22.150 €
GAMA DESDE17.500 €
IUC146,79
LANÇAMENTOSetembro de 2016
Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Related Posts

Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV
Atualidade

Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV

by Ricardo Carvalho
11/08/2025
911 modificado pela Rezvani podia ser restyling do modelo da Porsche
Atualidade

911 modificado pela Rezvani podia ser restyling do modelo da Porsche

by Ricardo Carvalho
11/08/2025
Este é o primeiro Batur cabrio desenvolvido pela Mulliner
Atualidade

Este é o primeiro Batur cabrio desenvolvido pela Mulliner

by Ricardo Carvalho
10/08/2025
Next Post
Goodyear lança novo EfficientGrip Performance 2

Goodyear lança novo EfficientGrip Performance 2

Volvo alerta para redução das desigualdades na segurança

Volvo alerta para redução das desigualdades na segurança

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV

Leapmotor C10 vai ter tração integral e… 585 CV

11/08/2025
911 modificado pela Rezvani podia ser restyling do modelo da Porsche

911 modificado pela Rezvani podia ser restyling do modelo da Porsche

11/08/2025
Este é o primeiro Batur cabrio desenvolvido pela Mulliner

Este é o primeiro Batur cabrio desenvolvido pela Mulliner

10/08/2025
Honda

Carros elétricos? Honda explica por que os evitou até hoje

09/08/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Baterias Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hybrid Hyundai KIA Lamborghini Lexus Mazda Mercado Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Portugal Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version