Ferrari resolve dilema dos carros elétricos - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Ferrari resolve dilema dos carros elétricos

Vitor Mendes by Vitor Mendes
19/10/2025
in Atualidade, Destaques
A A
Ferrari

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

A Ferrari está a desenvolver a sua própria resposta a um dos grandes desafios dos carros desportivos 100% elétricos: a falta de envolvimento emocional e de ligação entre o condutor e a máquina.

Num carro desportivo a gasolina, as mudanças e o ronco do motor não são apenas barulho; são ferramentas. Nos elétricos, a aceleração é linear e silenciosa, o que pode tornar a experiência menos intuitiva e emocional em condução desportiva.

A solução da Ferrari: 

Related Post

Mercedes G63

Mercedes G63 “Himalaya” tem 1 QUILO de pó de diamantes

19/10/2025
Michael Leiters CEO da Porsche

Novo CEO da Porsche veio da McLaren

19/10/2025
BMW X3

Teste – BMW X3 20D XDRIVE:  Mais atitude, a mesma essência

19/10/2025
Suzuki Jimny de cinco portas está à venda em Itália

Suzuki Jimny de cinco portas está à venda em Itália

19/10/2025

A solução da Ferrari, de acordo com Gianmaria Fulgenzi, chefe de desenvolvimento, não será imitar mudanças. Em vez disso, o condutor usará as palas para percorrer cinco “níveis de potência” sucessivos.

“Upshift” (Patilha direita): Liberta progressivamente a potência total do carro, criando uma sensação de aumento de velocidade semelhante a mudar de mudança.

“Downshift” (Patilha esquerda): Simula a sensação de travagem motor, preparando o carro para uma curva e aumentando o envolvimento.

O Som: Real, mas amplificado

Para complementar a experiência, a Ferrari não vai criar um som de motor artificial. Vai usar um acelerómetro para captar as vibrações reais do motor elétrico (que roda até 25.000 rpm) e amplificá-las no habitáculo através de um algoritmo próprio. O objetivo é que o condutor “sinta” a velocidade, conectando-se com o carro a um nível mais visceral.

Conclusão: Teatro ao volante para a era elétrica

A Ferrari está a tentar resolver um problema real dos EVs de alto desempenho: a falta de drama e conexão. Em vez de copiar o passado (mudanças de caixa sinuladas num EV) está a criar um novo tipo de experiência emocional, desenhada para que o condutor se sinta tão envolvido num Ferrari elétrico como num modelo a gasolina. O sucesso desta ideia só será confirmado quando o primeiro Ferrari Elettrica chegar ao mercado.

Fonte: InsideEVs 

Tags: Ferrari
Vitor Mendes

Vitor Mendes

Related Posts

Mercedes G63
Atualidade

Mercedes G63 “Himalaya” tem 1 QUILO de pó de diamantes

by Vitor Mendes
19/10/2025
Michael Leiters CEO da Porsche
Atualidade

Novo CEO da Porsche veio da McLaren

by Virgilio Machado
19/10/2025
BMW X3
Destaques

Teste – BMW X3 20D XDRIVE:  Mais atitude, a mesma essência

by Virgilio Machado
19/10/2025
  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
Ferrari

Ferrari resolve dilema dos carros elétricos

19/10/2025
Mercedes G63

Mercedes G63 “Himalaya” tem 1 QUILO de pó de diamantes

19/10/2025
Michael Leiters CEO da Porsche

Novo CEO da Porsche veio da McLaren

19/10/2025
BMW X3

Teste – BMW X3 20D XDRIVE:  Mais atitude, a mesma essência

19/10/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Baterias Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hyundai KIA Lamborghini Lexus Marcas Mazda Mercado Mercedes Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version