O setor dos transportes é responsável por cerca de 26% das emissões de gases com efeito de estufa (GEE) na União Europeia e 25% em Portugal, além de representar mais de 30% do consumo de energia final europeu e cerca de um terço do consumo nacional, dos quais 80% ainda dependem de derivados de petróleo.
A descarbonização do setor é, por isso, essencial para atingir as metas climáticas de 2030 e alcançar a neutralidade carbónica até 2050.
Os Combustíveis de Baixo Carbono (CBCs) – como o biodiesel, HVO, RFNBOs e o biometano – surgem como complementares à eletrificação e fundamentais para reduzir as emissões.
Do ponto de vista técnico, económico e social, o estudo conclui que, nas próximas décadas, as frotas não serão exclusivamente elétricas. Continuarão a existir veículos com motores de combustão interna, sobretudo no transporte pesado, onde os CBCs terão um papel determinante na transição energética.
Este é o resultado de um estudo de Combustíveis de Baixo Carbono que pode ser consultado aqui