A Pirelli apresentou o primeiro pneu de produção standard para o mercado global com mais de 70% de materiais reciclados e de origem biológica, incluindo borracha natural com certificação FSC (Forest Stewardship Council).
Esta certificação atesta uma gestão responsável ao longo de toda a cadeia de abastecimento da borracha natural, desde a plantação até à fábrica. Até 2026, toda a borracha natural utilizada nas unidades industriais da Pirelli na Europa passará a contar com a certificação FSC.
Desenvolvido numa versão específica para a JLR, o novo pneu pertence à gama Pirelli P Zero e estará inicialmente disponível em determinadas configurações para jantes de 22 polegadas do Range Rover, enquadrando-se na estratégia da JLR de alargar a utilização de pneus mais sustentáveis nos seus veículos de luxo.
O pneu ostentará a marca FSC e o logótipo identificativo dos pneus Pirelli fabricados com mais de 50% de materiais reciclados e de origem biológica, tal como verificado pela entidade certificadora independente Bureau Veritas.
O desenvolvimento do novo P Zero constituiu um desafio significativo para o departamento de Investigação e Desenvolvimento da Pirelli, que procurou aliar o desempenho de ultra alta performance (UHP) a uma percentagem elevada de materiais sustentáveis, entre os quais se incluem: Aço reciclado; Sílica de cinzas ; Negro de fumo recuperado; Polímeros biocirculares; Resinas de origem biológica: plastificantes de origem vegetal que contribuem para otimizar o equilíbrio entre o desempenho em piso seco e em piso molhado.
É na gama P Zero que a Pirelli introduz as suas tecnologias mais avançadas: este compromisso permanente com a inovação faz da marca a escolha de referência dos fabricantes de veículos Premium e Prestige a nível mundial.
Em 2021, a Pirelli já havia produzido o primeiro pneu com borracha natural certificada FSC. A colaboração com a JLR representa uma nova iniciativa no reforço da incorporação de materiais reciclados e de origem natural, representando mais um passo na jornada rumo à sustentabilidade.
Este produto funcionará igualmente como plataforma de ensaio para a inovação em materiais, prevendo-se que a percentagem de componentes com baixo impacto ambiental venha a aumentar progressivamente.
Em 2024, a JLR tornou-se o primeiro fabricante automóvel a equipar os seus veículos com pneus Pirelli compostos a 100% por borracha natural com certificação FSC.