A Morgan revelou o Supersport, o seu novo modelo emblemático e sucessor do Plus Six. Embora mantenha uma silhueta familiar, introduz novas sugestões de estilo, com melhorias de utilização e de chassis que o aproximam dos principais concorrentes, como a Porsche e a Aston Martin.
O design exterior do Morgan Supersport é mais “clean” e mais aerodinâmico em comparação com o seu antecessor, sem quebrar a tradição. A extremidade dianteira apresenta um para-choques mais desportivo e faróis LED maiores com indicadores integrados.
A grelha em ferradura conduz ao longo capô ventilado, encaixado entre os guarda-lamas retro. As jantes Superlite de 18 polegadas de série podem ser trocadas pelas jantes Aerolite de alumínio forjado de 19 polegadas opcionais, acrescentando estilo e reduzindo o peso.
A traseira também foi modernizada, com faróis em LED alojados no difusor, ao lado dos tubos de escape duplos. Para além da capota dobrável em lona de série, o roadster também está disponível com uma capota rígida em compósito de carbono intercambiável, transformando-o efetivamente num coupé.
Mantendo-se fiel à receita original, a carroçaria é feita de alumínio, moldada à mão sobre uma estrutura de madeira de freixo. De acordo com a empresa, 60% do alumínio utilizado na carroçaria e no chassis é feito de material reciclado.
O interior é muito semelhante ao do Plus Six, com inúmeras opções para os estofos em pele escocesa e os acabamentos em madeira. No entanto, os designers da Morgan aumentaram o espaço de arrumação atrás dos bancos, juntamente com a adição de um porta-luvas, uma pequena bagageira e um porta-bagagens opcional. Embora não saibamos a capacidade da bagageira do Supersport, a empresa afirma que oferece “espaço amplo para arrumação do para-brisas lateral e malas de viagem”.
As comodidades interiores incluem um sistema áudio melhorado da Sennheiser, uma bolsa de carregamento sem fios na consola central e chamadas em modo mãos-livres, o que é uma novidade para a marca. Estas alterações tornam a Supersport mais adequada para escapadelas de fim de semana, representando uma evolução em comparação com as suas antecessoras espartanas.
O Supersport é montado no chassis de alumínio CXV, que é mais rígido em comparação com o CX anterior. O novo chassis é combinado com um novo sistema de direção para uma melhor resposta e uma suspensão reformulada com maior curso. Como resultado, diz-se que o Supersport oferece uma experiência de condução mais envolvente, ao mesmo tempo que é mais habitável.
Para aqueles que querem uma configuração ainda mais desportiva, a Morgan oferece a opção de amortecedores Nitron ajustáveis e um diferencial de deslizamento limitado. Apesar das actualizações, o carro mantém um baixo peso em ordem de marcha de 1.170 kg.
Debaixo do capot, encontra-se um motor de seis cilindros de 3,0 litros turboalimentado, proveniente da BMW, que debita 340 CV e 500 Nm de binário – a mesma potência que o Morgan Plus Six, agora descontinuado. A potência é enviada para as rodas traseiras através de uma caixa de velocidades automática ZF de oito velocidades.