Os elétricos ainda são mais económicos a longo prazo, mas só para quem carrega em casa. Se depender dos postos públicos, o gasóleo pode ser a opção mais barata.
Quem o diz é Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos (UVE), que alerta para uma tendência perigosa – o preço da mobilidade verde está a subir, e a rede pública não consegue acompanhar a procura.
Gasóleo vs. Elétrico: A guerra dos preços
Contas feitas, percorrer 100 km num elétrico (carregamento público) custará em média 7,89 €, enquanto 100 km a gasóleo ficam a 7,40 € (mais barato em 49 cêntimos).
Carregar em casa? Sai por 3,19 € (menos de metade do custo público).
A diferença pode parecer pequena, mas a tendência é preocupante: o preço do kWh nos postos públicos não para de subir desde janeiro, enquanto o gasóleo se mantém estável. Citado pelo Jornal de Notícias, Pedro Faria, presidente da UVE, não esconde o alerta: “Sem um custo competitivo, a transição para os elétricos vai travar.”
As razões por trás desta realidade são várias: uma rede sobrecarregada – a Mobi.E já tem 6.193 postos (mais 1.805 que em 2024), mas nas grandes cidades a aposta é nos carregadores rápidos, que são mais caros; e uma política de tarifas caótica – cada operador cobra o que quer, e o consumidor só sabe o custo no final (ao contrário dos combustíveis tradicionais).
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