A Koenigsegg entrou para os livros de recordes esta semana com o seu hipercarro Jesko Absolut, que se tornou oficialmente o carro de produção com motor de combustão mais rápido de sempre. Tremam elétricos!
Num teste realizado na pista da marca, na Suécia, o veículo completou 800 metros em apenas 13,27 segundos, atingindo uma velocidade máxima impressionante de 359,83 km/h.
Além de estabelecer um novo marco nos 800 metros, o Jesko Absolut também superou o recorde anterior nos 400 metros, anteriormente detido pelo Dodge Challenger SRT Demon 170, embora por uma margem mínima – apenas décimos de segundo separaram os dois gigantes da velocidade.
O último desafio: superar os elétricos
Apesar do feito histórico, o Jesko Absolut ainda não conseguiu destronar os hypercars elétricos. O Rimac Nevera mantém-se como o carro de produção mais rápido em ambas as distâncias, com o Pininfarina Battista logo atrás nos 400 metros.
No entanto, a Koenigsegg não fica atrás em argumentos: o Jesko Absolut é uma verdadeira “bomba” mecânica, equipado com um motor V8 biturbo que produz 1.600 cavalos de potência e 1.500 Nm de binário.
Com 1.420 kg de peso (praticamente o mesmo que consegue gerar de downforce a 275 km/h), o Koenigsegg Jesko estreia uma inovadora caixa de velocidades com nove relações e sete embraiagens, que a marca denomina de Light Speed Transmission. Os suecos dizem que é a caixa de conceção ultraleve (90 kg) mais rápida do mundo, com passagens em apenas 20 milisegundos.
Para a marca, este recorde reforça a capacidade dos motores de combustão em competir com a era elétrica, mesmo quando os limites da engenharia parecem estar a ser redefinidos a cada dia.
Leia também: AirCar: O futuro que o cinema prometeu está aqui