A marca Ebro, um nome histórico da indústria automóvel espanhola, está oficialmente de volta e mais ambiciosa do que nunca. Após o seu relançamento moderno, a marca acaba de revelar o seu novo modelo de topo: o Ebro S900, um SUV híbrido plug-in de sete lugares que aponta ao segmento premium.
Com 4,81 metros de comprimento, assente na plataforma T2X do grupo Chery, com uma entre-eixos de 2,80 metros, o S900 oferece três filas de assentos, com a segunda fila a ser a mais espaçosa. Um detalhe de conforto notável é o botão elétrico que dobra os bancos da segunda fila para facilitar o acesso à terceira.
A tecnologia está presente com um painel de instrumentos de 10,25 polegadas e um enorme ecrã central tátil de 15,6 polegadas. O equipamento de série é generoso, incluindo: sistema de som SONY com 14 altifalantes, ar condicionado bizona, câmara de visão panorâmica e 26 sistemas avançados de assistência à condução (ADAS).
Sob o capô, o Ebro S900 combina um motor a gasolina 1.5 TGDI com três motores elétricos, totalizando 425 CV de potência e tração às quatro rodas.
A bateria de 34,46 kWh promete uma autonomia elétrica de cerca de 140 km (WLTP), enquanto a autonomia total pode exceder os 1000 km.
Com uma garantia de 7 anos ou 150.000 km, o Ebro S900 chegará aos concessionários de Espanha no final de 2025, com um preço estimado a rondar os 50.000 euros.
O que é hoje a marca Ebro?
A Ebro foi originalmente fundada em 1954 em Madrid, resultante da reorganização da Motor Ibérica. Tornou-se conhecida pela produção de veículos comerciais ligeiros, camiões e tratores, muitos deles desenvolvidos em parceria com a britânica Perkins ou a norte-americana Ford. A marca foi um símbolo da indústria automóvel espanhola durante décadas.
Nos anos 80, a empresa enfrentou graves dificuldades financeiras. A marca e os seus ativos foram adquiridos pela alemã Volkswagen em 1980, mas a produção foi gradualmente diminuindo, até ao renascimento pela mão da Chery.
A chinesa Chery, um dos maiores construtores automóveis do mundo, adquiriu os direitos sobre o nome “Ebro”. A estratégia foi inteligente: ressuscitar uma marca com história e raízes europeias para facilitar a sua entrada e aceitação no mercado europeu, evitando a perceção de ser “apenas mais uma marca chinesa”.
Em resumo, a Ebro de hoje é uma marca de origem espanhola, mas gerida e desenvolvida pelo grupo chinês Chery. E o s900 é mais recente afirmação máxima deste renascimento.
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