A ADAC, o Automóvel Clube Alemão, testou seis carros elétricos — VW ID.3, BYD Seal, Volvo EX40, Nio EL6, Tesla Model Y e Kia EV6 — para descobrir o que acontece quando a bateria chega a 0%.
Estas foram as principais conclusões que se retiraram deste teste: todos os modelos emitem avisos a partir de 15–20% da carga, que se intensificam à medida que a bateria desce. Alguns sugerem poupar energia (modo Eco, menos ar condicionado); Ao atingir valores de autonomia de um dígito, a potência é reduzida, limitando aceleração e velocidade, sobretudo em autoestrada; nenhum carro se desligou de repente ao chegar a 0%.
Todos tinham uma reserva oculta, permitindo 15 a 20 km extra, mas com velocidade cada vez mais limitada (muitas vezes indicada por um ícone de tartaruga).
O Tesla Model Y e o Kia EV6 ofereceram as transições mais suaves, enquanto BYD Seal e VW ID.3 cortaram potência de forma mais brusca.
Por causas destas conclusões, a ADAC recomenda:
- Não esgote a bateria até ao fim, pois pode ser prejudicial e até sujeito a multa em alguns países.
- Carregue sempre com margem de segurança (idealmente a partir dos 20%).
- Planeie percursos prevendo estações fora de serviço ou desvios.
- Veja a reserva extra apenas como recurso de emergência, e não como parte da autonomia útil.
O estudo mostra que os elétricos não param de forma abrupta ao chegar a 0%, mas também alerta: a “reserva secreta” é curta e incerta.