É oficial: a Yugo está a preparar o seu regresso. Sim, o mesmo Yugo que é frequentemente ridicularizado como um dos piores carros de sempre, está a tentar reescrever a sua história.
Temos alguns detalhes e um preview do seu design e parece que o novo Yugo pode realmente ser um digno sucessor do seu infame antecessor. A verdadeira questão, porém, é se ele conseguirá chegar ao próximo marco: um protótipo que possa ser conduzido, com estreia prevista para daqui a dois anos.
O Yugo original é um pouco anti-herói no mundo automóvel. Nunca foi construído para ser o mais rápido, o mais bonito ou o mais tecnológico, mas também não precisava de ser. Era funcional, prático e, acima de tudo, barato. Embora ainda não tenhamos ideia de qual será o preço desta versão moderna, os detalhes que temos parecem bastante promissores.
Projetado por Darko Marčeta e liderado pelo Prof. Dr. Aleksandar Bjelić, o novo Yugo tem um visual clássico e distintamente quadrado. A empresa revelou hoje o seu primeiro protótipo em escala real no Car Design Event (CDE) em Munique.
Destinado ao segmento B europeu (pense em subcompactos para o público norte-americano), o carro apresenta um layout de duas portas, um perfil largo e plano e uma porta traseira com uma inclinação subtil. Ele se assemelha muito aos esboços de design que vimos no início deste ano, capturando aquele charme retro com toques modernos.
No entanto, a melhor parte provavelmente vai além do design. Afinal, de que serve uma aparência bonita sem a combinação certa de características? Para isso, a Yugo afirma que o carro será “lançado com motores de combustão e transmissão manual e automática disponíveis. Versões elétricas são possíveis, assim como diferentes versões de carroçaria”. É isso mesmo, parece que será um carro pequeno e prático com câmbio manual.
Ainda não há informações oficiais sobre onde a Yugo planeia vender o carro, mas o mercado europeu parece ser uma aposta certa.
A Yugo definiu algumas datas importantes para os próximos anúncios. A 15 de setembro deste ano, a empresa revelará um “derivado desportivo” e partilhará mais detalhes técnicos no CDE Classic em Dietzhölztal, Alemanha.
No entanto, a grande revelação só está prevista para 2027.