Na Roménia, foi lançada uma versão pick-up do Dacia Duster com quatro lugares e uma pequena caixa de carga.
As pick-up são tradicionalmente a escolha de quem precisa transportar carga sem abdicar de um banco traseiro utilizável. Contudo, este Duster pick-up tem uma caixa de carga mínima.
Este modelo resulta de uma parceria com a Romturingia, empresa romena especializada em transformar gerações anteriores do Duster em pick-up. Nas versões anteriores, a solução era simples: cabine simples e uma caixa generosa. Agora, a fórmula mudou. A nova Duster Pick-Up mantém uma cabine dupla, mas à custa de uma área de carga bastante reduzida.
A modificação mais evidente está na traseira. O tejadilho foi cortado depois do pilar C, preservando quase toda a carroçaria original, inclusive o reduzido overhang traseiro. O espaço resultante foi convertido numa pequena caixa aberta, com revestimento em plástico no piso e laterais, além de uma porta traseira personalizada que é de abertura fácil. Uma divisória em vidro separa a cabine da área de carga.
De acordo com a Dacia, a caixa oferece até 1.050 mm de comprimento, 1.000 mm de largura e suporta uma carga útil de 430 kg. Para maior funcionalidade, inclui dois trilhos metálicos e quatro argolas de fixação. No interior, mantém-se espaço para quatro ocupantes, com os lugares traseiros a incluir apoio de braço central.
No geral, as dimensões são idênticas às do Duster normal: 4.345 mm de comprimento, 1.813 mm de largura e 1.656 mm de altura, com uma generosa distância ao solo de 224 mm.
Classificada como veículo comercial ligeiro (categoria N1), a Duster Pick-Up é oferecida nas versões Expression, Extreme e Journey, herdando o mesmo nível de equipamento do Duster “normal”. A motorização pode ser o híbrido ligeiro de 130 CV com tração integral ou o híbrido de 140 CV com tração dianteira.
Ainda não se sabe se este Duster pick-Up será comercializada fora da Roménia. Curiosamente, não é a primeira vez que se vê um Duster transformado em pickup de quatro portas: o Renault Duster Oroch, lançado em 2015 na América do Sul, já oferecia uma proposta semelhante. A diferença é que o Oroch foi concebido com uma distância entre eixos maior e uma traseira redesenhada, garantindo-lhe uma caixa de carga maior e ideal para trabalhar.
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