Crise dos chips: Vamos viver tudo de novo? - Revistacarros
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
  • Motosport
  • Motomais
  • Offroad Moto
  • Revistamotos
  • Calibre12
  • Mundonautico
Revistacarros
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas
No Result
View All Result
Revistacarros


Crise dos chips: Vamos viver tudo de novo?

Vitor Mendes by Vitor Mendes
31/10/2025
in Atualidade, Destaques
A A
crise dos chips

Share on FacebookShare on Twitter
FacebookXRedditEmailWhatsApp

Pouco aprendemos com a crise dos chips da pandemia. Um novo “desabastecimento” de semicondutores, desta vez gerado por uma disputa geopolítica, ameaça parar a indústria automóvel europeia em dias, repetindo os fantasmas de 2021. A dependência de um componente minúsculo volta a expor a fragilidade da nossa economia.

30 de Outubro de 2025 – A Europa parece não ter aprendido as lições da crise dos chips que paralisou a indústria durante a pandemia. Um novo e severo desabatecimento de semicondutores, despoletado pela disputa entre os Países Baixos e a China sobre o controlo da fabricante Nexperia, ameaça parar as linhas de produção automóvel no continente em questão de dias, segundo alerta da associação do setor.

A situação é tão grave que a Stellantis, dona de marcas como Peugeot, Fiat e Citroën, já ativou um “gabinete de guerra” para gerir a crise hora a hora. O diretor-executivo, Antonio Filosa, descreveu uma “gestão dia a dia” do problema, um eco inquietante dos piores momentos da crise anterior.

Related Post

ideias geniais

5 ideias geniais em carros que ninguém percebeu

31/10/2025
Mazda Vision X-Compact

Vision X-Compact antecipa a próxima geração do Mazda 2

31/10/2025
Lexus LS Micro Concept: poderá ser este o futuro da condução autónoma?

Lexus LS Micro Concept: poderá ser este o futuro da condução autónoma?

31/10/2025
Pagani

Último Pagani Roadster custa 7.000 euros por cavalo. E tem muitos

31/10/2025

O gatilho desta nova crise foi a decisão do governo holandês, em setembro, de assumir temporariamente o controlo da Nexperia, uma fabricante de chips detida pela chinesa Wingtech, com receios de fugas de tecnologia. A retaliação de Pequim, com o bloqueio de exportações de materiais, criou um estrangulamento instantâneo na cadeia de fornecimento. Apesar de os chips serem produzidos na Europa, 70% da sua embalagem é feita na China, revelando uma vulnerabilidade crítica que persiste.

Stocks a esgotar-se e um apelo diplomático

A Associação Europeia de Fabricantes Automóveis (ACEA) soou o alarme: os stocks de chips estão a esgotar-se rapidamente e a paragem das linhas de produção “pode estar a dias de distância”. Sigrid de Vries, diretora-geral da ACEA, afirmou que o setor está a “redobrar esforços para encontrar uma solução diplomática” para esta “situação crítica”.

Do lado dos construtores, a Volkswagen, que assegura ter stock para o curto prazo, já pediu uma “rápida solução política”, um sinal de que a resolução está nas mãos dos governos e não das empresas.

Impacto em Portugal: Acalmar para quê?

Em Portugal, a Associação Automóvel de Portugal (ACAP) confirmou o estado de alerta. “Os construtores estão a recorrer a stocks, mas terminados os stocks poderá ser problemático”, admitiu Helder Barata Pedro, secretário-geral da ACAP, ao Jornal Económico.

As maiores fábricas nacionais, a Autoeuropa (Volkswagen) e a Stellantis em Mangualde, mantêm, por enquanto, a produção normal. No entanto, a crise já fez a sua primeira vítima em solo nacional: a fábrica da Bosch em Braga colocou 2.500 trabalhadores em ‘lay-off’ devido à falta de componentes, um aviso sombrio do que pode vir a acontecer a uma escala mais vasta.

Enquanto isso, a indústria apercebe-se de que a busca por fornecedores alternativos é uma corrida de meses, tempo que simplesmente não têm. A pergunta já não é se vamos reviver os piores momentos da crise dos chips, mas sim quão profundas serão esta vez as cicatrizes.

Tags: criseIndústria automóvelMarcasSemicondutores
Vitor Mendes

Vitor Mendes

Related Posts

ideias geniais
Atualidade

5 ideias geniais em carros que ninguém percebeu

by Vitor Mendes
31/10/2025
Mazda Vision X-Compact
Atualidade

Vision X-Compact antecipa a próxima geração do Mazda 2

by Virgilio Machado
31/10/2025
Lexus LS Micro Concept: poderá ser este o futuro da condução autónoma?
Atualidade

Lexus LS Micro Concept: poderá ser este o futuro da condução autónoma?

by Virgilio Machado
31/10/2025
Next Post
Carro Europeu do Ano 2026: saiba quem são os sete finalistas

Carro Europeu do Ano 2026: saiba quem são os sete finalistas

GTI

Elétricos, sim! Mas o GTI mais potente de sempre é a combustão

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

Este é um Porsche 911 Carrera RS 2.7 Safari que todos podem comprar

13/03/2024
Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

Vídeo – Tesla Cybertruck – Nunca vimos nada assim!

13/05/2024
Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

Vídeo – Os renovados Skoda Scala e Kamiq

12/02/2024
Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

Dacia apresenta evoluções nos modelos Sandero, Sandero Stepway e Jogger. Nome Logan está de volta ao mercado

19/02/2024

Toyota Corolla 2019: interior em 360 graus

0
Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

Hyundai Kauai híbrido: interior em 360 graus

0
bmw serie 3 interior

BMW Série 3 2019: interior em 360 graus

0
tractor más rápido del mundo

Aí está o trator mais rápido do mundo: 1.000 CV e 217 km/h de velocidade máxima

0
ideias geniais

5 ideias geniais em carros que ninguém percebeu

31/10/2025
Mazda Vision X-Compact

Vision X-Compact antecipa a próxima geração do Mazda 2

31/10/2025
Lexus LS Micro Concept: poderá ser este o futuro da condução autónoma?

Lexus LS Micro Concept: poderá ser este o futuro da condução autónoma?

31/10/2025
Pagani

Último Pagani Roadster custa 7.000 euros por cavalo. E tem muitos

31/10/2025

Sobre

Noticias do setor automóvel, novidades e ensaios.

Informação importante

Assinaturas
Contactos
Estatuto Editorial
Política de Privacidade
Termos e condições

Tags

100% elétrico Audi Baterias Bentley BMW BYD carros elétricos China Citröen CUPRA Elétrico Elétricos Europa Ferrari FIAT Ford Honda Hyundai KIA Lamborghini Lexus Marcas Mazda Mercado Mercedes Mercedes-Benz Nissan Opel Peugeot PHEV Porsche Produção Renault Revista Carros & Motores SEAT Stellantis SUV tecnologia Tesla Toyota Vendas Videos Volkswagen Volvo Škoda

GRUPO V

Motosport
Motomais
Offroad moto
Revistacarros
Revistamotos
Calibre12
Mundonautico

© 2025 RevistaCarros

No Result
View All Result
  • Home
  • Videos
  • Atualidade
  • Ensaios
  • PROJETO VVE
  • Comerciais e Pesados
  • Assinaturas

© 2025 RevistaCarros

Go to mobile version