Quando chegar 2026, a Bentley vai lançar o seu primeiro automóvel elétrico e o EXP 15 é o “esboço” de como poderá ser.
A ver pelo concept é uma grande mudança para o construtor, contudo a marca anuncia-o com um sedan desportivo. De acordo com o diretor de design da marca, Robin Page, este EXP15 é parte coupé, parte sedan e parte crossover, e explicou, “os SUVs são um segmento em crescimento e entendemos o mercado GT, mas o segmento mais complicado é o dos sedans, porque está a mudar”, explicou.
“Alguns clientes querem um sedan clássico de “três volumes”, outros um design de “um só volume” e outros ainda algo mais elevado. Por isso, esta foi uma oportunidade para conversarmos com as pessoas e ter uma ideia.”
O EXP 15 tem um grelha fechada que conta com luzes que têm como objetivo imitar a aparência de uma grelha tradicional, fazendo desta uma verdadeira obra de arte. Depois há faróis verticais e o novo logótipo que já lhe mostramos aqui no nosso site.
O capô tem um filamento iluminado e uma frunk acessível através de tampas do capô articuladas ao estilo piano. Tem configuração de três portas, mas do lado do condutor só existe uma. As outras duas são do lado do passageiro. O EXP 15 tem duas portas dianteiras, mas só tem um banco à frente, o do condutor.
Leia também: Bentley Motors desvenda a quinta evolução das suas famosas asas
O concept, como já foi mencionado, tem um interior de três lugares com espaço para animais de estimação ou bagagem de mão. A Bentley desenvolveu uma cama para cães que pode ser presa onde normalmente ficaria o banco do passageiro da frente.
O banco do pendura (que fica mais atrás) pode ser movido para três posições diferentes. Há a posição traseira padrão, um modo relaxado reclinável e um modo copiloto, em que o banco é movido para cima ao lado do motorista. O banco também pode girar 45 graus para fora para facilitar a entrada e a saída do ocupante.
No interior e no tablier, os ecrãs podem ser desligados para deixar ver um volante elegante e uma superfície de madeira folheada que sobressai.
Ainda não existem especificações mecânicas, mas esta parte poderá ter muito em comum com o Cayenne EV.