Com a energia elétrica fornecida pelo seu sistema de hibridização ligeira, os modelos compactos da CUPRA e da Peugeot (Leon e 308, respetivamente) conseguem reduzir umas décimas no consumo com motores a gasolina. Tecnologias diferentes em cada caso para dois dos representantes mais dinâmicos da categoria.
Os dois modelos deste frente a frente recorrem (atualmente é quase obrigatório) a motores com hibridização ligeira para vingar no atual e competitivo mundo dos automóveis de segmento C. Referimo-nos aos designados sistemas mild hybrid, uma espécie de prelúdio dos híbridos autorecarragáveis (tecnologia utilizada à muito pela Toyota, por exemplo).
Claro que o sistema não é uma novidade e, tal como muitos outros construtores, a CUPRA já utiliza esta tecnologia no seu Leon, modelo recentemente atualizado em várias frentes e “refrescado” com a nova identidade estilística da marca. A sua identificação é rápida na dianteira, com o novo desenho tipo “nariz de tubarão”, as luzes diurnas de três pontos triangulares e o logótipo sobre o capô, assim como o emblema traseiro iluminado e integrado na linha luminosa que une os farolins. Traços de família que também definem os novos Formentor, Terramar ou o elétrico Tavascan.
A Peugeot, por sua vez, levou efeito em 2021 uma importante renovação do seu compacto e, entretanto, atualizou a oferta mecânica. Além de adicionar uma versão totalmente elétrica (inexistente no Leon, e também conta com um híbrido plug-in como no rival), a última incorporação reside no motor Hybrid 136, fornecido em massa a uma boa parte das marcas englobadas no grupo Stellantis.
Aposta ecológica
Assim, o “campo de batalha” que resolve este comparativo centra-se agora nestes novos grupos motopropulsores com a designação ECO. Embora possamos classificar as duas propostas como híbridas ligeiras, mild hybrid ou MHEV, os seus sistemas são diferentes e o seu desempenho elétrico ainda mais. No Leon, o bloco é um 4 cilindros 1.5 eTSI (disponível também no seu formato convencional não híbrido) que produz 150 CV e é apoiado por uma máquina elétrica que atua como gerador (substitui o alternador) e motor de arranque (mantém o arranque convencional para iniciar a marcha a frio). No caso do CUPRA, este propulsor não pode mover o carro sozinho, mas ajuda-o a reduzir o consumo de combustível. Se o TSI não eletrificado (vendido apenas com caixa manual, ao contrário desta automática) anuncia 5,8 l/100 km, este reduz o valor para 5,5.
A tecnologia da Peugeot parte de uma premissa parecida, baseada num 1.2 turbo de três cilindros e 136 CV, mas introduz mais habilidades elétricas. De facto, graças a uma unidade elétrica mais potente (21 kW face aos 9 do Leon) e a uma bateria, ainda que pequena, de maior capacidade (em ambos a bagageira não é afetada), o 308 pode circular a baixa velocidade ou com pouca carga sem ligar o motor de combustão, em intervalos inferiores a um quilómetro.
Quase como um híbrido convencional, mas com um sistema mais simples de 48V. Este propulsor em particular substitui o anterior 1.2 de 130 CV (agora a distribuição é por corrente) e consegue uma redução de 16% no consumo.
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Ambos oferecem bom desempenho e são motores muito equilibrados. A resposta no Leon é algo mais enérgica, enquanto o 308 ganha a batalha do consumo: a sua média ronda mais vezes os 6 l/100 km e precisamente por essa capacidade de desativar o motor a gasolina torna-se mais eficaz nas deslocações urbanas.
O representante da CUPRA também sabe controlar os consumos, que são semelhantes em estrada, porém é mais sensível nos ambientes urbanos, com uma média combinada de cerca de 6,5 l/100 km.
Tato diferente
Não obstante, o seu quatro cilindros tem um funcionamento mais refinado e suave, e essa mesma atitude manifesta-se no arranque, mais rápido e sem as trepidações do modelo francês. Este último é um pouco mais ruidoso na aceleração, com o “ronronar” caraterístico do motor de três cilindros, um facto que, na prática, não chega a ser incómodo porque em velocidade de cruzeiro o carro revela boa insonorização.
Como detalhe único intrínseco a cada sistema MHEV, o propulsor elétrico do Peugeot ouve-se mais do que o impercetível do CUPRA e, ao mesmo tempo, a sua estratégia de eficiência resulta numa retenção mais pronunciada ao soltar o acelerador.
Os dois associam transmissões automáticas de dupla embraiagem (6 velocidades no francês e 7 no alemão), bem-adaptadas à proposta dinâmica que oferecem. Neste sentido, estamos perante duas boas referências na classe dos compactos. O 308 sobressai pela excelente qualidade de condução, equilibrada e com movimentos de direção neutros. O Leon não fica muito atrás, com uma configuração onde é difícil encontrar pontos fracos e com a qual nos adaptamos rapidamente. Ágil, preciso e com uma sensação mais desportiva ou confortável quando equipado com o chassis adaptativo DCC (opcional).
Bem-apresentados
À parte disso, Cupra Leon e Peugeot 308 tanto são sinónimo de aparência superior (bons acabamentos e materiais) e muita tecnologia. O 308 apresenta um ambiente mais original e embora o seu sistema de infoentretenimento não seja tão rápido como o do CUPRA (um dos pontos recentemente revistos) oferece um funcionamento satisfatório. Em termos de espaço, na prática, as dimensões interiores não são assim tão determinantes, ainda que o Leon seja mais cómodo para quem viaja atrás.
Para terminar, o preço é claramente favorável ao francês, mesmo que tenhamos que pagar por alguns elementos e funcionalidades.
Texto Juan P. Esteban
Fotos Paulo Calisto
CONCLUSÃO
A hibridação ligeira do Peugeot é mais efetiva na contenção do consumo, sobretudo em cidade, embora ambos sejam económicos. Dinamicamente, os dois apontam para patamares elevados. Neste particular, realce para a qualidade de rolamento do 308 e para o equilíbrio do Leon, que faz tudo bem e dispõe de uma tecnologia multimédia, atualizada, mais convincente.
FICHA TÉCNICA
CUPRA LEON 1.5 ETSI 150 CV DSG
TIPO DE MOTOR Gasolina, 4 cilindros em linha, turbo
CILINDRADA 1.498 cm3
POTÊNCIA 150 CV entre as 5.000 e as 6.000 rpm
BINÁRIO MÁXIMO 250 Nm entre as 1.500 e as 32.500 rpm
TRANSMISSÃO Dianteira, caixa auto. 7 vel. (dupla embraiagem)
VELOCIDADE MÁXIMA 215 km/h
ACELERAÇÃO 8,7 s (0 a 100 km/h)
CONSUMO (WLTP) 5,5 l/100 km (misto)
EMISSÕES CO2 (WLTP) 125 g/km (misto)
DIMENSÕES (C/L/A) 4.398 / 1.799 / 1.444 mm
PNEUS 225/40 R18
PESO 1.401 kg
BAGAGEIRA 380 l
PREÇO 42.456 €
GAMA DESDE 37.383 €
I.CIRCULAÇÃO (IUC) 148,22 €
LANÇAMENTO Abril de 2024
FICHA TÉCNICA
PEUGEOT 308 GT HYBRID 136 e-DCS6
TIPO DE MOTOR Gasolina, 3 cilindros em linha, turbo
CILINDRADA 1.199 cm3
POTÊNCIA 136 CV às 5.500 rpm
BINÁRIO MÁXIMO 230 Nm às 1.750 rpm
TRANSMISSÃO Dianteira, caixa auto. 6 vel. (dupla embraiagem)
VELOCIDADE MÁXIMA 210 km/h
ACELERAÇÃO 9,0 s (0 a 100 km/h)
CONSUMO (WLTP) 4,9 l/100 km (misto)
EMISSÕES CO2 (WLTP) 111 g/km (misto)
DIMENSÕES (C/L/A) 4.367 / 1.859 / 1.441 mm
PNEUS 225/40 R18
PESO 1.450 kg
BAGAGEIRA 412-1.323 l
PREÇO 37.065 €
GAMA DESDE 32.515 €
I.CIRCULAÇÃO (IUC) 148,22 €
LANÇAMENTO Fevereiro de 2024