Os “super SUV” com motores potentes e desempenhos impressionantes sempre estiveram presentes nos mercados do Médio Oriente, dos Estados Unidos e, em certa medida, da Rússia, mas desde há alguns anos que este pequeno segmento também parece “esticar” com a chegada de mais e mais propostas chinesas. Quais desafiam modelos como o Mercedes-AMG G 63 ou os Range Rovers mais potentes? Aqui estão cinco, todos “made in” China!
Polestones 01
Começamos com um novo SUV chinês com uma potência elevada, mas não exagerada. Trata-se do Polestones 01, a primeira “criatura” da marca nascida em 2023 sob a alçada da start-up Rox Motor, que na China construiu a sua fortuna com o sucesso do aspirador robótico Roborock. O Polestones 01 é um elétrico de grande autonomia, também conhecido como híbrido plug-in de série, concebido pela Pininfarina, com 5,29 metros de comprimento, seis ou sete lugares e um peso de 2.580 kg. Este gigante é alimentado por um motor a gasolina de 1,5 litros, cuja única função é recarregar a bateria de 56 kWh, que alimenta os dois motores elétricos de 476 CV combinados.
Tank 700 Hi4-T
Da Great Wall Motor vem a marca Tank, especializada em todo-o-terreno e grandes SUV com ambições todo-o-terreno. O modelo mais recente e mais ambicioso é o Tank 700 Hi4-T, um 4WD de 5,09 metros de comprimento e 3.110 kg que vem como um híbrido plug-in, com uma versão a gasolina a seguir.
O motor do Tank 700 Hi4-T é um motor 3.0 V6 a gasolina com 360 CV, ao qual se junta um motor elétrico de 163 cv para um total de 523 CV transmitidos às quatro rodas.
A bateria de 37,1 kWh proporciona uma autonomia elétrica de 90 km no ciclo WLTC e 1.100 km no total.
Fang Cheng Bao 5
Continuando a lista dos novos SUV chineses mais potentes está o Fang Cheng Bao 5 ou Leopard 5, nascido sob a alçada da empresa-mãe BYD.
O Bao 5 é um SUV híbrido plug-in que mede 4,89 metros de comprimento e é, portanto, um pouco mais compacto do que os outros modelos da nossa lista. Integra um motor a gasolina de 1,5 litros e duas unidades eléctricas que produzem um total de 687 CV. O peso em vazio é de 2890 kg.
Tem tração integral e acelera de 0-100 km/h em 4,8 segundos, enquanto a autonomia eléctrica fornecida pela bateria de 31,8 kWh é de 125 km no ciclo CLTC.
Um dos dois “monstros” mais impressionantes da nova vaga de supercarros chineses é o M-Hero 917 da marca Mengshi, propriedade do gigante Dongfeng.
Com 4,98 metros de comprimento e um impressionante peso sem carga de 3.293 kg, este veículo destina-se também aos mercados internacionais, incluindo a Europa, onde poderá chegar nos próximos anos em versões 100% eléctricas ou elétricas com extensor de autonomia.
O M-Hero 917 elétrico tem quatro motores com um total de 1.088 CV e uma autonomia WLTP de 450 km com a bateria de 142,7 kWh. Atinge também um tempo 0-60 km/h de 4,2 segundos.
YangWang U8
Sem dúvida que o representante mais exagerado de todos é o YangWang U8, um SUV elétrico com autonomia alargada que também pode viajar na água e que representa a ponta de lança da nova marca de luxo da BYD.
Este 4×4 tem 5,31 metros de comprimento, um peso sem carga de 3.460 kg e é alimentado por quatro motores elétricos que também lhe permitem rodar sozinho como um tanque. A bateria é recarregada na água ou através de um motor turbo a gasolina de 2,0 litros.
A potência total é de 1.196 CV, com um binário máximo de 1.280 Nm. O U8 faz 0-60 em apenas 3,6 segundos. A bateria de 49,05 kWh proporciona uma autonomia elétrica de 180 km no ciclo CLTC, enquanto a autonomia total excede os 1.000 km.