A Audi anunciou que os modelos com base na Plataforma Premium Elétrica (PPE) e na Plataforma Premium a Combustão (PPC) vão receber um conjunto abrangente de atualizações de hardware e de software já no início de 2026.
Desta forma, as gamas A5, A6, Q5, A6 e-tron e Q6 e-tron, vão receber um conjunto de novas funcionalidades que prometem tornar a experiência de condução ainda mais emocional, intuitiva e eficiente – tanto ao nível do hardware, como novos faróis, como ao nível do software.

Entre as novas funcionalidades destaque para o “dynamic plus” nos Audi S5 e S6 e-tron, que foi desenvolvido para proporcionar uma dinâmica com maior predominância de envio de potência para o eixo traseiro e um comportamento claramente desportivo.
No Audi S5 (PPC), tal é possível graças à distribuição ativa da potência através do diferencial quattro sport de série e, no Audi S6 e-tron (PPE) graças ao sistema elétrico de tração integral quattro, ambos combinados com sistema de vectorização de binário. Ao mesmo tempo, o controlo eletrónico de estabilidade (ESC) ativa automaticamente o modo sport, que permite uma atitude de sobreviragem controlada.
Ao ativar o modo dynamic plus, o mostrador do painel de instrumentos digital e o head-up display também mudam automaticamente. No modelo a combustão, surge um conta-rotações em posição central com luz de aviso para mudança de velocidade e indicador de mudança; no modelo elétrico, é apresentado um medidor de potência. Além disso, o Assistente Audi drive select também estará disponível. Quando ativado, esta função ajusta automaticamente o modo do drive select ao estilo de condução do condutor e à situação de condução correspondente.

Além disso, a atualização traz ainda um cruise assist adaptativo em vários mercados. O sistema não só mantém o veículo na faixa enquanto o condutor mantém as mãos no volante, como agora também apoia mudanças de faixa iniciadas pelo condutor em autoestrada. Sempre que possível, o condutor pode iniciar a mudança assistida de faixa ativando o sinal de mudança de direção; o veículo passa, então, para a faixa pretendida.
Os modelos elétricos que tem por base a plataforma PPE passam a dispor de uma travagem regenerativa aprimorada, que permite que os veículos possam desacelerar até à imobilização sem recorrer às travagens por fricção convencionais, o que torna a paragem particularmente suave e ainda mais confortável. Já a energia cinética adicional recuperada é utilizada para regeneração, melhorando a eficiência e a autonomia.
No interior, passa a existir um novo volante multifunções. A Audi substituiu algumas das interfaces táteis anteriormente presentes no virtual cockpit por controlos físicos para operar várias funções do veículo. Além disso, todos os modelos mencionados vão contar com a nova interface de infotainment já conhecida do Audi Q3, com ícones simplificados e uma estrutura ainda mais clarividente, tornando a utilização significativamente mais fácil.

O entretenimento em jogos a bordo torna-se ainda mais divertido. A ligação de comandos ao sistema via Bluetooth torna jogos como “Asphalt Legends” ainda mais fáceis de jogar.
Será também possível ligar auscultadores sem fios via Bluetooth e desfrutar do som da fonte de entretenimento sem perturbar o condutor ou outros passageiros – funcionalidade especialmente apelativa quando combinada com o active privacy mode no ecrã MMI do passageiro, mas também para operar sistemas da viatura (incluindo a assistência de cruzeiro adaptativa e o controlo de distância).















