Design futurista em forma de seta, portas de asas de gaivota e testes secretos na Europa. O carro saudita vai mesmo acontecer.
A CEER ainda não revelou nenhum dos modelos destinados à produção em série, limitando-se a comunicar que o foco comercial serão as berlinas e os SUV. Agora, as fotos de espia que já circulam na Internet apresentam-nos a visão extravagante de um modelo, com para-brisas inclinado e portas de asas de gaivota.
O protótipo encontra-se atualmente em sessões de teste numa instalação europeia não identificada. Não foi divulgada qualquer informação sobre baterias, autonomia ou desempenho, mas o conjunto dos componentes e a proveniência do produto deixam antever um modelo com tração integral, destinado a competir no segmento alto do mercado de veículos elétricos.
O lançamento oficial está previsto para 2026, data em que a CEER deverá começar a entregar os primeiros modelos nos seus mercados de referência no Médio Oriente e Norte de África.
CEER é a primeira marca oficial da Arábia Saudita
A Arábia Saudita criou a sua primeira marca de automóveis elétricos sob o nome de Ceer, e os seus primeiros veículos estão a ser desenvolvidos na sequência de acordos com a Foxconn, a BMW e a Rimac.
Inicialmente, a Ceer pretende vender os seus novos carros elétricos nas regiões do Médio Oriente e Norte de África, na zona económica conhecida como MENA, já este ano. Não se sabe, de momento, se irá expandir-se mais internacionalmente, embora, dada a ascensão das marcas asiáticas, por exemplo, não seja impossível excluir uma aterragem nos principais mercados ocidentais.
A Ceer chegaram a um acordo com a Foxconn, mas também assinaram contratos com outras grandes empresas como fornecedores de componentes. Uma delas é a BMW, a quem licenciará uma série de componentes não especificados, e a outra é a Rimac, o prestigiado fabricante croata de veículos elétricos e sistemas de propulsão topo de gama, que servirá como parceiro tecnológico adicional da Ceer. Neste caso, o anúncio inicial sugere que a Rimac fornecerá sistemas de propulsão elétrica totalmente integrados.
De momento, não existem muitas mais informações sobre este novo e faraónico projeto automóvel da Arábia Saudita, embora o Fundo de Investimento Público do país espere que atraia mais de 150 milhões de dólares em investimento direto estrangeiro e crie até 30.000 postos de trabalho diretos e indiretos, confirma a declaração da empresa. Outro objetivo é que a Ceer acabe por contribuir com 8 mil milhões de dólares para o Produto Interno Bruto do país até 2034.

















