Estudo revela que as baterias de carros elétricos garantiriam energia por quase seis dias.
Portugal e Espanha enfrentaram recentemente um apagão generalizado que deixou milhões de pessoas sem eletricidade durante horas. No entanto, para alguns, a vida continuou praticamente normal — graças aos seus carros elétricos…
Vários proprietários de carros elétricos em Espanha partilharam nas redes sociais como utilizaram os seus veículos para alimentar as suas casas durante a falha de energia. Modelos como o Hyundai Ioniq 5, equipados com tecnologia V2H (Vehicle-to-Home), permitiram que as baterias dos carros fornecessem energia às habitações, funcionando como fontes de energia de emergência.
Como Funciona?
A tecnologia V2H transforma um carro elétrico numa espécie de gerador doméstico, capaz de alimentar eletrodomésticos, routers de internet e até sistemas de refrigeração.
Mais: segundo um estudo do Energy and Climate Intelligence Unit (ECIU), um EV médio com uma bateria de 71 kWh poderia sustentar uma casa durante quase seis dias, utilizando apenas 60% da sua carga.
“Além de reduzir emissões e poupar dinheiro aos proprietários, os EVs podem trazer resiliência energética a uma casa”, afirmou Colin Walker, responsável de transportes do ECIU. “Num apagão como o de Espanha, estes veículos permitem manter luzes, frigoríficos e comunicações ativas durante dias.”
Os apagões não são apenas um incómodo — podem ser perigosos. Durante uma falha prolongada, idosos ou pessoas dependentes de equipamentos médicos ficam particularmente vulneráveis. Um caso relatado no Reino Unido envolveu um idoso de 92 anos que sofreu queimaduras graves ao acender velas durante um corte de energia.
Com a crescente adoção de carros elétricos com V2H, esta tecnologia pode tornar-se uma solução vital em situações de emergência. No entanto, ainda nem todos os carros elétricos suportam esta função, apesar de já existir há anos.
Leia também: Nem França, nem Espanha. O novo Renault 4 vai apresentar-se nesta região em Portugal