As vendas de carros elétricos continuam a crescer na Europa, contudo paulatinamente.
No primeiro semestre de 2025, representaram 15,6% das matrículas de veículos novos no Velho Continente. O número nem parece mau de todo, mas em perspetiva acaba por ser um valor ainda baixo.
Cerca de um em cada sete carros vendidos na Europa é elétrico. Contudo, este número ainda está muito longe da mudança necessária para se abandonar os motores térmicos até 2035, tal como a União Europeia pretende.
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Faltam dez anos para se atingir o prazo legal e quase 8 em cada 10 carros novos matriculados na Europa não é totalmente elétrico. Na verdade, os motores Diesel e gasolina ainda representam 37,8% do mercado, enquanto os híbridos, de qualquer espécie, chegam aos 43%.
Como estamos então de crescimento em termos de carros elétricos por país da Europa? Os dados da ACEA falam por si, até porque o mercado ainda está muito dividido.
A Alemanha apresenta uma crescimento nas vendas de elétricos na ordem dos 35,1%, seguida pela Bélgica com 19,5% e pelos Países Baixos com 6,1%. Depois há países estagnados, como a França com uma queda de 6,4% nas vendas, por exemplo. As razões são variadas como o fim dos subsídios, incertezas sobre as zonas de emissões zero, preços elevados, falta de infraestrutura de carregamento…
São os carros híbridos que estão a ganhar terreno, com crescimento generosos em vários países europeus, por isso a transição para os carros elétricos a 100% ainda está longe de ser uma realidade.