Volkswagen vai abandonar a designação “ID” nos seus carros elétricos e adotar nomes tradicionais.
A indústria automóvel alemã parece estar a passar por uma crise de identidade. A Mercedes já decidiu abandonar a designação “EQ” nos seus veículos elétricos, a BMW tem uma estratégia de nomenclatura inconsistente com a sua série “i”, e a Audi desistiu do seu plano de nomes pares/ímpares para carros com motores de combustão e elétricos. Agora, é a vez da Volkswagen repensar a sua estratégia de nomes para os modelos elétricos.
A marca alemã planeia eliminar gradualmente o prefixo “ID” dos seus veículos elétricos, substituindo-o por nomes mais tradicionais. A mudança deverá começar em 2026, com o lançamento do modelo de produção baseado no conceito ID.2all.
O fim da era “ID”
A linha “ID” foi lançada em 2017 com o conceito do ID.3, que mais tarde se tornou no primeiro modelo elétrico de produção da marca em 2019. Desde então, a Volkswagen expandiu a gama com os ID.4, ID.5, ID.6 (disponível apenas na China), ID.7 e ID.Buzz. No entanto, os planos para os futuros ID.1 e ID.2 parecem estar a mudar.
Martin Sander, membro do Conselho de Administração da Volkswagen responsável por Vendas, Marketing e Pós-Venda, confirmou em entrevista à *Auto und Wirtschaft* que a marca vai regressar a nomes convencionais para os seus elétricos: “Os carros vão voltar a ter nomes próprios. Isso ficará claro quando lançarmos novos modelos – nem o ID.2all nem o ID.Every1 vão manter estes nomes na versão de produção.”
Nomes clássicos podem regressar
A Volkswagen já sugeriu que nomes históricos podem ser reutilizados. Por exemplo, o ID.2 (previsto para 2026) poderá adotar o nome Polo, celebrando os 50 anos do modelo este ano. Já o lD.1, esperado para 2027, poderá inspirar-se em nomes como Lupo, Fox ou Up!, ou até receber uma designação totalmente nova.
Além disso, a marca está a desenvolver versões elétricas do Golf e do T-Roc, que deverão chegar no final da década. Nomes como Passat moe Tiguan também poderão ser usados em futuros elétricos. O desafio será distinguir as versões elétricas dos modelos com motores de combustão, que continuarão em produção por mais alguns anos.
Fonte: Carscoops