A Rede Nacional de Carregamento de veículos elétricos, Mobi.E, anunciou esta quarta-feira, que o primeiro mês de 2026 registou um crescimento de 36% no número de carregamentos em comparação com o mesmo mês do ano anterior, com mais de 825 mil sessões, realizadas por mais de 174.600 utilizadores, traduzindo-se num aumento de 73% face ao período homólogo.
Em comunicado a Mob.E adianta que o consumo de energia “ultrapassou os 18,8 GWh, um valor 44% superior ao registado no mesmo período de 2025, traduzindo-se em mais quilómetros percorridos com energia limpa e menos dependência de combustíveis fósseis”.
A expansão e utilização da infraestrutura acompanharam este crescimento. Em janeiro estiveram em uso cerca de 23 mil tomadas ao longo de 2025, um aumento de mais de 42% face a 2024, integradas em mais de 11 mil postos, o que representa uma subida de 32% em comparação com o ano anterior.
A expansão e utilização da infraestrutura acompanharam este crescimento. No final de janeiro, a rede pública disponibilizava 7.486 postos de carregamento, com um total de 14.102 pontos de carregamento distribuídos por todo o território nacional. “Destes, mais de 2.850 são postos rápidos ou ultrarrápidos, reforçando a capacidade de resposta às necessidades de mobilidade dos utilizadores e promovendo uma experiência de carregamento mais eficiente e conveniente”.
Para além do crescimento na rede pública, a Mobi-E chama ainda atenção para o aumento significativo nos carregamentos realizados em postos de acesso privado (mais de 50 mil carregamentos em janeiro, uma subida de cerca de 5.000 sessões face a dezembro de 2025), com mais utilizadores a recorrerem a soluções domésticas, empresariais e privadas, refletindo tendências mais amplas de digitalização e flexibilidade no acesso à mobilidade elétrica.
Leia também:















