A Alpine desvendou a versão final do seu novo desportivo elétrico. O A390 combina um habitáculo de cinco lugares com um estilo agressivo e um desempenho ao nível de modelos ultra desportivos.
O Alpine A390 mantém-se em grande parte fiel ao conceito A390_β apresentado em outubro de 2024, conservando a sua silhueta aerodinâmica e baixa e a carroçaria afilada. Alguns dos elementos de design mais ousados foram atenuados para a produção, mas o modelo final continua a ter uma presença mais desportiva do que a média dos crossovers ou SUV. Estarão disponíveis duas versões no lançamento, GT e GTS, cada uma com jantes e emblemas exclusivos.
Os destaques exteriores incluem uma linha do tejadilho dramaticamente inclinada, detalhes triangulares fragmentados no para-choques dianteiro e barras de luz LED em toda a largura à frente e atrás. Referências subtis ao A110 aparecem nas linhas características ao longo das laterais. Os tamanhos das jantes variam entre 20 e 21 polegadas, combinadas com uma distância ao solo de 152 mm e um revestimento inferior discreto que remete para a robustez sem se comprometer totalmente com ela.
No interior, o habitáculo futurista do carro de exposição dá lugar a uma disposição mais prática para cinco lugares. O painel de instrumentos está intimamente relacionado com o do Renault Megane E-Tech, com um painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas e um ecrã tátil central de 12 polegadas.
Embora o layout geral possa parecer familiar, elementos específicos da Alpine, como o volante, a consola central e os materiais de acabamento, ajudam o A390 a conquistar uma posição mais premium.Entre as características de destaque estão os bancos de couro Nappa Sabelt encontrados na versão GTS, um sistema de áudio Devialet de 13 alto-falantes com 850 watts e uma área de carga de 532 litros que adiciona praticidade ao carro.
Apesar da sua postura desportiva, o A390 é bastante prático em termos de tamanho. Mede 4615 mm de comprimento, 1885 mm de largura e 1532 mm de altura, com uma distância entre eixos de 2708 mm. Isso torna-o 136 mm mais curto e 92 mm mais baixo do que um Tesla Model Y, ajudando-o a situar-se algures entre um hot hatch e um SUV compacto.
O A390 é construído sobre a plataforma AmpR Medium, também utilizada pelo Renault Megane E-Tech, Scenic E-Tech e Nissan Ariya. Mas a Alpine não se limitou a copiar e colar. O chassis foi ajustado com hardware específico e software personalizado, concebido para extrair mais potencial dinâmico.
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O grande trunfo? Uma configuração de tração integral com três motores, um na frente e dois na traseira, trabalhando em conjunto com o sistema Active Torque Vectoring da Alpine. O objetivo é tornar o A390 mais ágil do que o seu tamanho sugere, minimizando a lentidão habitual induzida pelo peso que afeta muitos veículos elétricos desta categoria.
Os números de potência são fortes em ambas as versões. O GT oferece 400 CV, enquanto o GTS aumenta para 470 CV. Os números de binário são igualmente robustos, com 650 Nm e 808 Nm, respetivamente. A versão GTS, mais rápida, vai de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos e atinge uma velocidade máxima de 220 km/h. Ambas as versões utilizam uma bateria de iões de lítio de 89 kWh com autonomia WLTP de 520 a 555 km e suportam carregamento rápido de até 190 kW CC.
Há até uma função de “ultrapassagem” que aumenta temporariamente a potência por 10 segundos, embora seja necessário um intervalo de 30 segundos entre os usos. Pense nisso como um power-up de videogame com um temporizador de recarga.
Os condutores também podem escolher entre dois perfis Alpine Drive Sound, «Daily» e «Sport», que proporcionam um ruído sintético do motor ajustado ao seu estado de espírito ou à aceleração.
Em termos de configuração do chassis, o A390 apresenta uma suspensão dedicada com batentes hidráulicos, semelhantes aos do já descontinuado Renault Megane RS hot hatch. Os engenheiros da Alpine optaram por uma «relação de direção muito curta» e deram muita ênfase à sensação de travagem. A manobrabilidade é ainda melhorada pelos pneus Michelin personalizados, concebidos especificamente para o A390.