A China continua a desafiar o mercado e deu mais um passo significativo com o lançamento do Aion UT Super, um compacto da Aion (subsidiária da chinesa GAC Group, que já comercializa automóveis em Portugal), com a tecnologia de baterias trocáveis “Choco-SEB” da CATL.
Imagine trocar a bateria do seu carro em pouco mais de um minuto e meio, sem sair do veículo? É exatamente isso que a Aion promete. Com um preço base de 89.900 RMB (cerca de 12.630€) com a bateria incluída, ou uma opção mais económica de 49.900 RMB (cerca de 7.000€) num plano de aluguer da bateria, o UT Super aposta num conceito acessível.
Ler ainda: Grupo JAP assume importação da GAC Motor
O UT Super é apresentado como uma “criação conjunta” entre a GAC, a CATL e a JD.com. Enquanto a GAC tratou da engenharia e produção, a CATL forneceu o seu sistema de baterias modular e a JD.com entrou com o seu vasto conhecimento em insights do utilizador, vendas online e serviços de manutenção. Uma fórmula que pretende unir o melhor dos três mundos.
Apesar de se enquadrar no segmento B, o UT Super oferece um interior espaçoso. Com 4,27 m de comprimento e uma distância entre eixos de 2,75 m, promete conforto para cinco ocupantes.
De série, vem equipado com a bateria padrão #25 da CATL, com 54 kWh de capacidade, que assegura uma autonomia de 500 km (ciclo CLTC). A CATL, tal como faz com os combustíveis, criou uma gama de baterias padronizadas (batizadas de #20 e #25), tornando o processo de troca universal e extremamente rápido.
A rede que sustenta a revolução
De que serve um carro com baterias trocáveis se não existirem estações? A CATL já tem mais de 800 estações de troca operacionais na China. E a ambição é de mais de 2.500 estações em 120 cidades chinesas até 2026.















