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A Toyota e a cruzada pelo hidrogénio

Ricardo Carvalho by Ricardo Carvalho
11/10/2023
in Atualidade, Destaques
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A Toyota e a cruzada pelo hidrogénio

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Na Toyota, acredita-se que enfrentar o desafio de alcançar a neutralidade carbónica é fundamental para garantir um futuro próspero para o nosso planeta.

Como líder no campo da eletrificação há 25 anos, a marca tem demonstrado, desde sempre, um compromisso extraordinário em imaginar e desenvolver o que é necessário para ter sucesso neste desafio. Tudo isto através da sua contribuição constante para a realização de uma sociedade sustentável e inclusiva, graças a soluções de mobilidade inovadoras e eletrificadas e a novos serviços, para permitir que todos se desloquem sem barreiras e limitações, em total segurança e respeito pelo ambiente, sem deixar ninguém para trás.


A marca japonesa definiu um roteiro para a Europa que inclui o objetivo de uma redução de 100 por cento das emissões de todos os veículos novos até 2035, desde que, no entanto, estejam disponíveis até essa data infra-estruturas suficientes para o recarregamento elétrico e o reabastecimento de hidrogénio, bem como uma maior capacidade de energia renovável.
O objetivo de emissões zero também diz respeito às instalações industriais, para as quais o objetivo é a neutralidade carbónica até 2030, bem como a toda a cadeia de abastecimento, logística e serviços (até 2040).
Mas tudo isto arranca passo a passo. A marca japonesa pretende ter em circulação no Japão cerca de 200 mil veículos a pulha de combustível em 2025 e 800 mil em 2030. Os dados da Toyota falam em 160 postos de abastecimento de hidrogénio em território japonês, 320 em 2025 e até 900 para o horizonte de 2030. Todavia, a Toyota, e o próprio Japão, parecem estar sozinhos nesta cruzada do hidrogénio para a indústria automóvel. Mas, na verdade, a marca japonesa não vai conseguir fazê-lo sozinha. São precisos sócios e eles têm aparecido.

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Mas os japoneses querem mais. Para além dos vários parceiros que tentam passar para hidrogénio os mais variados tipos de veículos, desde carros ligeiros de passageiros até camiões, a marca japonesa tem na sua estratégia a construção de uma fábrica para produção do dito combustível, sempre em parceria com marcas de primeiro equipamento.

A Toyota tem um historial de relevo no hidrogénio. A saga começou em 1992, quando a marca começou a produzir veículos fuel cell. Desde 1992 a marca já produziu 12 mil veículos a hidrogénio e já percorreu mais de 500 milhões de quilómetros. Mas é desde 2021, que a tecnologia se tem diversificado e tem servido para alimentar autocarros, camiões e também motores marinhos, trabalhos pesados e por aí fora.

A segunda geração do Fuel Cell, que a Toyota pretende estar a vender em 2026, foi estreado na atual geração do Mirai, modelo que se vende em Portugal. Convém ainda lembrar que a Toyota já fabrica em Portugal autocarros elétricos a célula de combustível a hidrogénio (em Gaia, pela Caetano Bus), veículos que têm de ser recarregados a partir de garrafas pressurizadas, como se estivéssemos num país do terceiro mundo. A marca já pensa na terceira geração de Fuel Cell que terá módulos de células que podem ser mais ou menos de acordo com o tamanho do veículo. Os depósitos também serão totalmente adaptáveis a qualquer veículo e modelo, por isso a tendência é para evoluir.
O mais importante para melhorar e fazer crescer a infraestrutura de abastecimento tem a ver com o aumento das vendas dos veículos a hidrogénio sejam eles ligeiros, camiões ou autocarros, mais a existência de um Eco Cluster.

Entretanto, a marca tem mostrado vários veículos ainda concept alimentados a hidrogénio, como um GR Yaris, uma Toyota Hilux, mas importante é a parceria com a LDV para o desenvolvimento de camiões locomovidos a hidrogénio. Este projeto complementa as iniciativas da Toyota para descarbonizar a logística e apoiar o seu objetivo a longo prazo de se tornar totalmente neutra em termos de carbono até 2040. Para além da eletrificação dos automóveis de passageiros, a empresa vê grande valor na colaboração com múltiplos parceiros para acelerar a transição para uma economia sustentável e acessível de hidrogénio com emissões zero. Por conseguinte, está a estabelecer parcerias com empresas de todos os stores da mobilidade e com diferentes competências, a fim de testar e fornecer soluções fiáveis e eficientes.

E a fábrica de hidrogénio?
O âmbito da fábrica de hidrogénio estende-se para além do Japão, uma vez que a Toyota planeia estabelecer bases locais nos principais mercados de hidrogénio da Europa, China e América do Norte. Estas bases irão impulsionar as atividades de investigação, desenvolvimento e produção, ao mesmo tempo que promovem colaborações com parceiros existentes para garantir o fornecimento de pilhas de combustível a preços acessíveis. O diretor técnico da Toyota, Hiroki Nakajima, sublinha a importância de atingir quantidades mais elevadas para obter reduções de custos. Atualmente, a Toyota já fornece a tecnologia de células de combustível do seu modelo Mirai a clientes externos, incluindo a BMW com o seu modelo iX5 Hydrogen.


O realinhamento interno da Fábrica de Hidrogénio centra-se em três objetivos principais. Em primeiro lugar, a Toyota pretende aumentar a competitividade e a tecnologia através do desenvolvimento de novas tecnologias de pilhas de combustível. A empresa prevê reduções de custos significativas, com Nakajima a destacar uma redução de custos projetada de 37% para a próxima geração de células de combustível. Embora as pilhas de combustível de hidrogénio ainda sejam relativamente caras em comparação com as baterias, a Toyota planeia produzir aproximadamente 200.000 pilhas de combustível até 2030 para atingir a paridade de custos.

Para além dos seus próprios veículos, a Toyota vê potencial no fornecimento de veículos comerciais ligeiros e pesados de outros fabricantes. Anunciou planos para uma nova variante da sua tecnologia de células de combustível até 2026, oferecendo maior durabilidade e menores custos de manutenção em comparação com motores a gasóleo de potência semelhante. De facto, os veículos comerciais equipados com a tecnologia de pilha de combustível da Toyota poderiam atingir uma autonomia 20% superior à dos modelos atuais, tornando-os altamente eficientes e económicos.

 

 

Tags: Toyota Hydrogentoyota Motor Europe
Ricardo Carvalho

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