A Changan, marca chinesa que chegou este ano ao mercado nacional, pelas mãos do Grupo Auto-Industrial, acaba de anunciar a produção do veículo 30 milhões.
O automóvel comemorativo, foi um AVATR 12 Quad-Laser Edition, modelo elétrico que não é comercializado em Portugal, e que saiu da linha de produção localizada em Chongqing, na China, que combina a experiência de fabrico da Changan Automobile, a arquitetura digital e sistemas inteligentes da Huawei e a tecnologia de baterias da CATL.
A fábrica integra tecnologias de IA, 5G e Big Data, permitindo automação avançada, monitorização contínua e uma elevada flexibilidade produtiva, assegurando eficiência e precisão em cada etapa do processo. As capacidades da fábrica permitem ainda responder a pedidos altamente personalizados.

A linha de produção tem capacidade técnica para produzir um automóvel a cada 60 segundos, em regime altamente automatizado, com produção mista de vários modelos e mais de 1.200 a 1.280 configurações personalizadas possíveis na mesma linha.
Com mais de 530 mil carros vendidos para fora da China em 2024, a Changan entrou para o top 3 das marcas exportadoras da China, com mais de 32 modelos à venda em todo o mundo, nas mais diversas plataformas (desde combustão, a híbridos a EVs e REEV). Com 16 centros de pesquisa tecnológica, com 17 mil pessoas de 30 países, a Changan pretende alcançar vendas anuais de cinco milhões de veículos, até 2030, dos quais mais de 60% serão modelos de nova energia.

Além disso, a marca chinesa prevê ainda que 30% das suas vendas tenham origem em mercados internacionais, apoiando-se num plano de expansão que abrange a abertura de operações em vários países europeus, incluindo Espanha e Itália, e em novos investimentos superiores a dois mil milhões de euros no continente europeu.
Recorde-se que em Portugal, a Changan conta com dois modelos, o S07 e o S05, dois modelos 100% elétricos, da submarca Deepal.
















