A VW está a avaliar a possibilidade de produzir na Europa a próxima geração do Cupra Tavascan, o SUV elétrico atualmente fabricado na China.
A informação foi avançada pelo jornal alemão “Handelsblatt”, com base em fontes internas do grupo germânico e em planos de produção preliminares.
Recorde-se que o Tavascan tem sido um dos modelos afetados pelas tarifas adicionais impostas pela União Europeia aos veículos elétricos provenientes da China. Até há poucas semanas, o modelo era sujeito a taxa adicional de 20,7%, além da tarifa de importação regular de 10%.
Ainda assim, segundo um porta‑voz citado pela publicação alemã, a Cupra “tomou todas as medidas possíveis” para impedir que o aumento de custos se refletisse no preço final ao consumidor.
Entretanto, a Comissão Europeia confirmou que o Tavascan vai deixar de estar sujeito às taxas de importação, após meses de negociações, mediante o cumprimento de um preço mínimo e de um sistema de quotas. Para já, esta decisão não altera o preço de venda do modelo.
A mesma publicação adianta ainda que o sucessor do atual Tavascan deverá ser produzido na Europa no início da próxima década, tornando o modelo 100% elétrico num modelo integralmente europeu dentro de poucos anos. Os planos de produção consultados apontam para um arranque no início dos anos 2030. No entanto, a Cupra, porém, recusou comentar a informação.
Leia também:
















