Trinta e cinco anos de história, seis gerações e quase 17 milhões de unidades vendidas. O Renault Clio é um ícone que moldou o segmento B e converteu milhões de condutores. Desde a sua estreia em 1990, cada nova geração trouxe uma revolução, mantendo sempre uma promessa: ter «todas as qualidades de um grande carro».
O primeiro Clio foi o pioneiro, um utilitário com ambições superiores. O segundo transformou-se num casulo de conforto. O terceiro elevou a qualidade percebida a novos patamares. O quarto seduziu com linhas quentes e sensuais. O quinto abraçou a era digital com um habitáculo centrado num grande ecrã. E agora, o novo Renault Clio chega para iniciar, mais uma vez, uma nova revolução.
A sexta geração afirma-se como um hatchback «superpoderoso», combinando as dimensões compactas do segmento B com a tecnologia, o desempenho e o conforto dos segmentos superiores.

Design: A rutura elegante
A mudança é imediata e impactante. O novo Clio apresenta um design mais atlético e expressivo, com proporções mais generosas (mais 67 mm de comprimento e 39 mm de largura). As linhas são esculpidas, dinâmicas, culminando num tejadilho com perfil de coupé. A nova frente, com a icónica grelha de diamantes em padrão graduado e as assinaturas luminosas em forma de diamante, confere uma presença inconfundível na estrada. Talvez o elemento mais discutido…
Sete cores, incluindo os novos Vermelho e Verde Absoluto, completam a oferta.


Interior: Espaço e alta-tecnologia
O habitáculo dá um salto qualitativo, oferecendo um espaço para passageiros traseiros líder no segmento. A estrela é o sistema OpenR Link com Google integrado, uma novidade nesta classe, apresentado num ecrã duplo em V de 10.1 polegadas. Oferece navegação Google Maps, assistente de voz e acesso a aplicações sem necessidade de smartphone. O conforto é elevado com materiais atrativos, iluminação ambiente personalizável (48 cores) e, na versão topo Esprit Alpine, acabamentos em Alcântara e detalhes em «titânio espectral».
Experiência de condução
O novo Clio estabelece um novo referencial no seu segmento. O chassis foi aperfeiçoado para oferecer um equilíbrio excecional entre conforto e dinamismo, com uma direção mais direta e um raio de viragem reduzido. A aerodinâmica melhorou (Cx de 0.30) e o isolamento acústico rivaliza com carros de gamas superiores. Está equipado com até 29 sistemas avançados de assistência à condução (ADAS), incluindo o Active Driver Assist, que gerencia de forma inteligente a velocidade, até em curvas.
A gama de motores representa um salto tecnológico, desdobrando-se em três opções: Full Hybrid E-Tech 160 CV, que combina um novo motor a gasolina 1.8 e sistema elétrico que permite circular em modo zero emissões até 80% do tempo em ambiente urbano; o gasolina de entrada TCe com 115 CV (3 cilindros 1.2), disponível com caixa manual ou automática EDC de dupla embraiagem; e o bi-fuel Eco-G 120 cv, só disponível no segundo semestre 2026, com uma autonomia total recorde de cerca de 1.450 km.
Números-Chave do Renault Clio:
1º: Lugar nas vendas em França e Europa (1º semestre 2025).
6: Gerações desde 1990.
29: Sistemas de assistência à condução (ADAS) disponíveis.
35: Anos de história.
89 g/km: Emissões de CO2 do híbrido E-Tech 160 cv.
17 milhões: Unidades vendidas das primeiras cinco gerações.



















