Era um final anunciado, mas agora é oficial: o BMW Z4 prepara-se para deixar as estradas. Seguindo os passos do seu “primo direito”, o Toyota Supra, também roadster alemão se despede com uma edição Final Edition que celebra as virtudes deste desportivo descapotável numa altura em que os carros com alma estão a tornar-se cada vez mais raros.
Uma história com altos e baixos
A história do Z4 começou em 2002, quando a BMW decidiu criar um sucessor para o Z3 dos anos 90. O resultado foi um descapotável elegante e desportivo que conquistou os entusiastas pela sua experiência de condução envolvente. Após uma primeira geração que durou até 2016, o modelo regressou em 2018 para uma terceira e última encarnação, partilhando a sua plataforma e motores com o Toyota Supra.
Agora, tal como aconteceu com o modelo japonês, o Z4 prepara-se para sair de cena em 2026, deixando para trás um legado de puro prazer ao volante.
BMW Z4 Final Edition: um adeus em preto e vermelho
A edição especial de despedida chega com uma identidade visual única. O exterior está disponível exclusivamente em Frozen Black metallic – uma pintura satinada que se combina com elementos em negro brilhante nos espelhos, grelha e tubos de escape. As jantes de 19 ou 20 polegadas apresentam detalhes escurecidos, enquanto a capota recebe a cor Moonlight Black.
O interior mantém a paleta de cores predominantemente escura, mas é animado por costuras vermelhas no tablier, portas e bancos. Os cinturões de segurança apresentam as cores tradicionais da BMW Motorsport, e os soleiras das portas ganham placas identificativas desta edição limitada.
Ao contrário do que seria de esperar, esta edição final não se reserva exclusivamente à versão topo de gama M40i com motor de seis cilindros e 340 cv. Estará também disponível nas variantes sDrive20i (197 cv) e sDrive30i (258 cv), ambas com motores de quatro cilindros.
As encomendas do último Z4 abrem em janeiro de 2026, com a produção a terminar definitivamente em março do próximo ano.

















