Chama-se Aspark Owl Roadster e é a mais recente e feroz adição ao mundo dos hipercarros elétricos. Um *roadster* de 1.953 cv que troca a proteção do tejadinho pela sensação de liberdade total, por um preço astronómico.
A primeira impressão pode ser desconcertante. O Aspark Owl Roadster, visto de lado, apresenta uma silhueta baixa e alongada, quase como se tivesse sido espremido entre o asfalto e o ar. A frente, no entanto, é curta, criando um perfil que divide opiniões e que, para alguns, parece desafiar as convenções do design automóvel. Mas não se deixe enganar pelas suas linhas incomuns. Este é, pura e simplesmente, um dos veículos mais capazes e extremos jamais construídos.
A japonesa Aspark pegou na fórmula do já surreal Owl *coupé* e decidiu torná-lo ainda mais visceral, removendo o tejadilho. O resultado é um *roadster* que não pede desculpas e que eleva o conceito de “elétrico de performance” a um novo patamar.
A performança bruta em números:1.953 cv e 1.920 Nm, 0-100 km/h em 1,78 segundos, 0-200 km/h em 4,76 segundos, 0-300 km/h em 9,74 segundos e 413 km/h (limitada electronicamente a 350 km/h).

Para gerir toda esta ferocidade, a Aspark equipou o Owl Roadster com um chassis monocoque de carbono, mantendo o peso sob controlo. A suspensão de triângulos sobrepostos com altura ajustável e os enormes travões de carbono-cerâmico com pinças de 10 pistões à frente garantem que a potência monstruosa pode ser não só libertada, mas também contida. Um sistema de aerodinâmica ativa, incluindo uma asa traseira ajustável, assegura a estabilidade a velocidades de autocarrada.
A grande mudança, claro, está em cima. Ao eliminar o tejadilho, a Aspark promete uma experiência de condução transformadora. O conceito de “tornar-se um com a estrada” é aqui levado à letra: o condutor é inundado com os sons do ar, o ruído da estrada e as vibrações mais subtis do chassis, numa imersão sensorial que a versão *coupé* não pode oferecer. Vários modos de condução permitem adaptar o carro desde uma deslocação tranquila (com Modo Neve) até ao ataque puro em circuito.
Exclusividade a preço de ouro
A raridade tem um custo proibitivo. Embora o preço oficial seja mantido em segredo, as estimativas apontam para um valor base de 3,5 milhões de dólares (cerca de 3,2 milhões de euros). Serão produzidas apenas cerca de 20 unidades, tornando o Owl Roadster não só uma das viagens mais emocionantes do mundo, mas também um dos bens mais exclusivos.
















