A Hyundai continua a apostar na mobilidade a hidrogénio e acaba de apresentar a segunda geração do Nexo que vai chegar ao mercado já no início de 2026.

A nova geração do Nexo apresenta-se com um vasto conjunto de novidades que constituem um avanço significativo em tecnologia de propulsão, graças a melhorias profundas tanto no sistema fuel cell (FC) como no sistema de gestão eletrónica de potência.
Desta forma, o motor elétrico montado na dianteira é agora mais potente, passando a debitar 204 cv, face aos anteriores 163 cv, tendo, no entanto perdido binário, contando com 350 Nm, face aos anteriores 395 Nm.
Com estes números, a nova geração do Nexo apresenta, no entanto, melhores prestações, já que aceleração de 0 a 100 km/h passa agora a demorar 7,8 segundos, face aos 9,2 segundos da geração anterior, enquanto a velocidade máxima passou de 172 km/h para 179 km/h.
A alimentar o motor elétrico está uma bateria com 2,64 kWh de capacidade e uma potência de saída de 80 kW (109 cv), que trabalha em conjunto com uma pilha fuel cell mais eficiente, agora com 110 kW (150 cv) de potência bruta máxima e 95 kW (129 cv) líquidos, o que representa um aumento de 11% face à geração anterior que apresentava 85 kW (116 cv). Desta forma, em conjunto o sistema permite uma potência de 190 kW (258 cv), face aos 135 kW (183 cv) da primeira geração do Nexo.
Com uma autonomia prevista de 826 km (WLTP) e um abastecimento de hidrogénio de apenas cinco minutos, o novo Hyundai Nexo conta com um sistema de armazenamento de hidrogénio passa a ter maior capacidade (6,69 kg face aos 6,33 kg da geração anterior) sem comprometer o espaço interior.

Outras melhorias incluem melhor desempenho em baixas temperaturas, uma membrana mais durável e maior uniformidade das células. A nova função “Wake Up” anti-congelamento, entre outras otimizações, garante fiabilidade em clima frio e confiança durante todo o ano.
A nova geração do Nexo beneficia ainda de otimizações aerodinâmicas, incluindo melhorias no fluxo de ar e no revestimento inferior, reduzindo o atrito e maximizando a eficiência. O conforto acústico e vibracional (NVH) foi também aprimorado com tecnologias como o Active Noise Control-Road (ANC-R) e pneus com absorção sonora, assegurando uma viagem mais silenciosa e refinada, especialmente em aceleração e pisos irregulares.

A dinâmica de condução foi igualmente otimizada pelo sistema e-Handling, que utiliza o controlo de binário do motor para melhorar a aderência, a estabilidade e a resposta da direção. Ajustando dinamicamente a potência às condições da estrada, o sistema proporciona maior precisão e desempenho global.
Com lançamento global previsto para o início de 2026, o Hyundai Nexo dificilmente vai chegar ao mercado nacional, já que Portugal não conta com uma infraestrutura pública de carregamento de hidrogénio.

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