Preparar-se para pagar mais pelas portagens nas autoestradas, já que tudo aponta que a partir de 1 de janeiro de 2026, circular nessas vias rápidas fique mais caro.
Desta forma as portagens das autoestradas deverão aumentar 2,29% em 2026, tendo por base o valor da inflação homóloga sem habitação no continente de outubro divulgado pelo INE, acrescido dos 0,1% de compensação às concessionárias.
A fórmula que estabelece o calculado de aumento do preço das portagens em cada ano está prevista no decreto-lei n.º 294/97 e tem como referência a taxa de inflação homóloga sem habitação no continente verificada no último mês para o qual haja dados disponíveis antes de 15 de novembro.
Esta é data-limite para os concessionários comunicarem ao Governo as suas propostas de preços para o ano seguinte.
Segundo os dados definitivos da inflação de outubro divulgados pelo INE esta semana, a inflação situou-se em 2,19%. A este valor acresce ainda 0,1%, na sequência do acordo celebrado em 2022 pelo Governo com as concessionárias das autoestradas para as compensar pelo travão que foi então imposto a uma subida de cerca de 10% em 2023.
Desta forma, depois do aumento superior a 2% registado em 2024 e 2025, as portagens das autoestradas vão seguir a mesma tendência em 2026, com uma atualização prevista de 2,29%.

















